Há 35 mil euros para as melhores ideias para tornar o SNS mais sustentável
Estão abertas, até 12 de Agosto, as inscrições para a edição deste ano do BI Award for Innovation in Healthcare, subordinada ao tema “Sustentabilidade para um futuro comum”.
O concurso, promovido pela Boehringer Ingelheim, está à procura das ideias mais inovadores para “melhorar o sistema de saúde nacional, seja para ir ao encontro das expectativas e necessidades sociais, melhorar os resultados em saúde ou a qualidade de vida dos portugueses”. As ideias para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem incidir sobre uma de cinco áreas ou temas à escolha: sustentabilidade do sistema de inovação, sustentabilidade dos modelos de prestação de cuidados de saúde, sustentabilidade na adopção de inovação tecnológica e digital, sustentabilidade centrada no utente e sustentabilidade ambiental.
Depois da fase de candidaturas, serão seleccionadas 12 equipas que, no mês de Outubro, e durante 48h, num formato de hackathon, serão acompanhadas por mentores especializados, num modelo colaborativo que lhes irá permitir “abordar problemas, desenvolver soluções e preparar o pitch a um júri de renome”.
Para as três equipas vencedoras, serão distribuídos prémios monetários no valor de 35 mil euros (20 mil euros para o 1.º lugar, 10 mil euros para o 2.º e 5.000 euros para o 3.º classificado), havendo ainda um valor de mil euros para todas as equipas que chegarem à fase do hackathon. Os projectos vencedores serão conhecidos no evento final, que decorrerá a 24 de Novembro.