Guimarães recorre a garra vimaranense para atrair turismo
Três programas principais, 12 projectos e 48 sub-projectos. São estes os números da estratégia delineada pelo Turismo de Guimarães para atrair mais visitantes ao concelho, recorrendo para isso ao conceito “Garra Vimaranense”. Será este o pilar da estratégia para a promoção e captação de turismo.
Desenvolvido em parceria com a Bloom Consulting, o projecto para os próximos anos tem como objectivo reforçar o papel da actividade turística, derrubar os obstáculos identificados e potenciar o novo posicionamento dentro e fora do território nacional. Os principais obstáculos são, de acordo com o Turismo de Guimarães, a curta estadia, a concentração no centro da cidade, alguma perda de notoriedade junto dos mais jovens e desconhecimento fora das fronteiras portuguesas.
«São estes obstáculos que nos propomos a derrubar com esta estratégia, atraindo mais pessoas para o território municipal de Guimarães e contagiando-as com esta ‘Garra Vimaranense’, com o orgulho que temos na nossa história, com a forma única como recebemos quem nos visita», explica Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Na base desta nova aposta estão três projectos principais, nomeadamente Programa Identitário (ampliar e disseminar a “Garra Vimaranense”), Valorização Territorial (aperfeiçoar Guimarães sem dissociar a identidade do território) e Conhecer Guimarães (desenvolver experiências que espelhem a monumentalidade do território e dos habitantes).