Guimarães está a fazer da Cultura Marca

Em 2018, o município de Guimarães registou um crescimento do Turismo, tanto em afluência aos postos de informação e equipamentos culturais, como na taxa média de ocupação na hotelaria. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Turismo da própria Câmara e dão conta de um aumento de 3,8% do número de visitantes na procura dos equipamentos culturais. Espanha é o principal mercado emissor, chamando a si 47% do total, seguido por França com 13% e Portugal com 9%.

Nesta conquista de públicos – externos, mas também interno –, de afirmação do destino, de comunicação e de todo o trabalho cultural em curso, desde há anos, tem estado não só o município como vários agentes. Além de cidade-berço, Guimarães é território que chama a si uma programação transversal que abriga uma imensidão de arte. Entre o jazz, a dança contemporânea ou o teatro.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Fevereiro de 2019 da revista Marketeer.

Artigos relacionados