Guia Michelin premeia 14 restaurantes nacionais
A edição de 2015 do Guia Michelin distinguiu 14 restaurantes portugueses, três dos quais com duas estrelas (“cozinha excelente”), nomeadamente o Belcanto (do chef José Avillez), em Lisboa, o Ocean e o Vila Joya, ambos localizados no Algarve. Os restantes 11 restaurantes receberam uma estrela (“cozinha muito boa”) por parte do conhecido guia.
Ao todo, os restaurantes portugueses arrecadaram um recorde de 17 estrelas Michelin numa cerimónia que decorreu ontem em Marbella, Espanha. Ainda no capítulo dos recordes, o chef José Avillez tornou-se o primeiro português a conquistar duas estrelas, e o Belcanto o primeiro restaurante na capital a receber tal distinção. «Estou muito feliz por mim, pela minha equipa, pela cidade e pelo País. Estamos a fazer história. O trabalho é duro, mas compensa. Mesmo que não tivéssemos ganho [a segunda estrela] compensa, porque temos clientes muito felizes”, afirmou José Avillez, citado pela agência Lusa.
Quanto aos restaurantes nacionais que foram distinguidos com uma estrela, as novidades são o restaurante Pedro Lemos, no Porto, e a distinção recuperada pelo São Gabriel, em Almancil, comandado pelo chef Leonel Pereira.
Em declarações à Lusa, a directora comercial do Guia Michelin Espanha e Portugal, Mayte Carreño, defendeu que a cozinha portuguesa «está de plena saúde» e tem «um futuro muito promissor». A responsável acrescentou que a alta cozinha praticada em Portugal tem hoje «muita diversidade e criatividade», acrescentando que «há muito trabalho bem feito e profissionalismo».
No país vizinho foram distinguidos 169 estabelecimentos, dos quais oito com três estrelas Michelin.
Foto de Paulo Alexandrino