Guerra Fria: há três empresas a lutar pelo ‘reinado’ da Nestea
No dia 7 de outubro, surgiram notícias sobre o futuro do Nestea: a Coca-Cola e a Nestlé (proprietária da marca) rescindiram o acordo de distribuição e o futuro do Nestea ficou no ar.
Esta situação já tinha sido anunciada pelo diretor-geral do refrigerante, Carlos Martín, duas semanas antes, mas curiosamente não teve qualquer impacto: de facto, nessa altura, a Coca-Cola anunciou que iria lançar no mercado o Fuze Tea. Uma espécie de novo Nestea, mas que seria comercializado sob essa marca e com sinais de identidade próprios.
O que ninguém esperava era o alarido mediático em torno da situação. De tal forma que a Nestlé teve de intervir para defender a sua marca e os seus interesses.
A empresa garantiu que “Nestea continuará a ser comercializado, uma vez terminado o atual contrato entre a Nestlé e a Coca-Cola. Assim, os consumidores poderão continuar a encontrar Nestea nas suas lojas habituais a partir de 1 de janeiro de 2025 e poderão continuar a desfrutar da sua marca preferida, líder de mercado, nos seus sabores preferidos, tal como antes”.
A controvérsia foi grande e um comentário da empresa referia que a situação já tinha tomado um rumo de rivalidade entre marcas. “A Nestlé quer pôr termo à desinformação que surgiu nos últimos dias sobre o futuro do seu marketing, cuja origem e intenções desconhece”.
O problema para a Nestlé, no entanto, manteve-se. Enquanto a Coca-Cola apregoava os benefícios do Fuze Tea e dava a entender que a sua poderosa máquina de marketing apoiaria o novo produto, Nestea precisava de logística para o fazer chegar a todo o lado. A Nestlé precisava urgentemente de encontrar um parceiro de distribuição.
Depois apareceu a Damm. O grupo, conhecido pela cerveja, está a estudar um acordo com a Nestlé. De momento, nenhuma das empresas quer dar pormenores sobre a operação. A única certeza é que, a partir de janeiro, haverá duas marcas de chá gelado. Mas a polémica está longe de ter terminado.
O pessoal da Coca-Cola lembra que “Fuze Tea Original Flavour utiliza a mesma fórmula, propriedade exclusiva da The Coca-Cola Company, que os consumidores já conhecem e adoram”, e como este confronto é amargo, a lendária empresa de refrigerantes lembra que “a gama Fuze Tea Original Flavour utiliza a mesma fórmula original da bebida de chá que já conhece”.
Agora serão os amantes do chá gelado a dar o seu veredito. A posse de raízes e a origem das coisas são tão efémeras como os gostos dos consumidores.
Se o negócio Nestlé-Damm se concretizar e a Nestea ganhar novo fôlego, a luta com o novo Fuze Tea será intensa em todos os canais. Nos supermercados, há espaço para todos e espera-se que ambas as marcas possam coexistir.
No foodservice, porém, a situação é diferente. Os consumidores terão de escolher, o que pode levar as empresas a decidirem ter uma única referência baseada nas vendas. Para já, a luta é desigual, mas a Coca-Cola vai fazer força.
Nestea é uma marca estabelecida há anos. Entretanto, o novo produto da Coca-Cola, que em princípio está a ter um bom desempenho noutras regiões, continua a ser um ponto de interrogação sobre o seu funcionamento.