Gucci e Guess em batalha pela letra “G”

guess-gucci-redimensionadaA marca italiana de luxo Gucci e a americana Guess estão envolvidas numa disputa judicial pela letra “G”. Como noticia a Exame brasileira, o processo começou em 2009 e teve o seu primeiro julgamento num tribunal nova iorquino na passada semana.

Foi a Gucci que, há três anos, deu início à acção, alegando que o logótipo utilizado em algumas peças da Guess, a combinação do verde com riscas vermelhas e os logos em forma de diamante eram muito semelhantes aos seus. A insígnia italiana exige, assim, uma indemnização de 124 milhões de dólares (aproximadamente 92,9 milhões de euros) pelo suposto plágio. De acordo com um dos advogados da Gucci, Louis Ederer, a Guess, ao copiar os logótipos, «quer difamar os projectos mais famosos da Gucci e confundir os consumidores». A Guess, por seu lado, defendeu-se afirmando que não houve intenção de copiar o logótipo nem de confundir os clientes da Gucci. A marca destacou ainda o facto de terem passado vários anos até o processo ter tido seguimento, devido a falta de provas. O advogado da marca americana, Daniel Petrocelli, asseverou que a Guess não pretende ser como a insígnia italiana: «A Gucci utiliza couro, a Guess utiliza plástico», afirmou.

De acordo com o mesmo meio, o julgamento deverá durar pelo menos mais duas semanas nos EUA, até ao veredicto final.

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