Guarda Wine Fest começa hoje com conversas, provas e música
Começa hoje a primeira edição do Guarda Wine Fest, que até ao dia 17 de Julho vai dar a conhecer vinhos das regiões da Beira Interior, do Dão e do Douro, integrando uma programação de experiências que inclui também gastronomia e jazz.
Promovido pelo Município de Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, o evento conta, no primeiro dia, com a “Conversa sobre Vinho: Grandes Castas Brancas – Encruzado, Rabigato e Síria”, conduzida pelo enólogo Tiago Macena. Mais tarde, é a vez de os Blue Velvet Trio garantirem os primeiros sons ao vivo e à noite o palco terá as sonoridades do jazz de fusão dos Indigo Quintet.
No sábado, as confrarias báquicas, gastronómicas e enogastronómicas convidadas iniciam, pelas 10h45, um desfile entre a Praça Luis de Camões e a Praça do Município com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra. Pelas 11h, são recebidas nos Paços do Concelho, seguindo-se um desfile até à Alameda de Santo André com passagem pelo Guarda Wine Fest.
No próprio festival, às 13h30, há música com a Fanfarra NemFáNemFum e dança, às 15h, com o grupo Swing Station. A meio, pelas 14h30, Rodolfo Tristão, sommelier e provador da Revista de Vinhos, irá guiar a sessão “Conversa sobre Vinho: Vinhos de Altitude – o que os diferencia dos outros”.
Às 16h, o evento acolhe o primeiro de dois showcookings. Em palco estará Diogo Rocha, chef beirão que empresta a sua criatividade ao restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, em Viseu.
Ainda neste dia, ao final da tarde (18h30), Rodolfo Tristão regressa com nova “Conversa sobre Vinho: Tinta Roriz – a mesma casta em diferentes terroirs”. À noite haverá clássicos de swing pelo norte-americano John Pizzarelli, em concerto ao vivo (21h30).
No terceiro e último dia, a programação inclui a actuação da Fanfarra Kaustica (14h) e a “Conversa sobre Vinho: Velhos são os Trapos – colheitas antigas de grandes vinhos”. Pelas 16h, a chef Cristina Manso Prato, autora de diversos livros de receitas, será a protagonista de um novo showcooking. Pelas 17h30 será proposto um brinde de encerramento e o cair do pano do evento com ritmos latinos e brasileiros trazidos pelos Carioca de Limão.
A entrada no festival é livre, ficando a participação nas actividades do programa sujeita aos lugares disponíveis. As provas de vinho nos diferentes expositores só serão possíveis com a aquisição do copo oficial de provas. Os produtores presentes também poderão vender produtos aos visitantes.