Grupo Swatch brilha com a ajuda da China

O grupo Swatch, maior fabricante de relógios do mundo, anunciou receitas no valor de 8,14 mil milhões de francos suíços (cerca de 6,73 mil milhões de euros) em 2012, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os resultados, impulsionados sobretudo pela elevada procura no mercado chinês de produtos das insígnias Omega e Longines, já levaram o grupo a antever um “crescimento saudável” em 2013.

As vendas nos segmentos de relógios e jóias, que representam 90% das receitas globais do grupo, subiram 16%, enquanto as vendas na divisão de produção, que comercializa peças para outras fabricantes, progrediram 10%, anunciou hoje o grupo Swatch em nota de imprensa.

As receitas foram sobretudo alavancadas pelo mercado chinês, o principal mercado para as cerca de 200 marcas suíças de relógios, absorvendo cerca de 30% das exportações, de acordo com os dados da Federação da Indústria Relojoeira Suíça, relativos a 2011. “As principais marcas do grupo tiveram uma performance convincente em todas as regiões e segmentos de preço, mesmo fora do mercado chinês, e contribuíram para um crescimento conspícuo da quota de mercado”, refere o grupo Swatch.

Ainda assim, a Swatch ressalva que o lucro operacional e o resultado líquido de 2012 – que serão divulgados a 21 de Fevereiro – deverão ser afectados pelas despesas de marketing relacionadas com o patrocínio aos Jogos Olímpicos de Londres. Recorde-se que a Omega, que voltou a ser Cronometrista Oficial Olímpica, financiou o anúncio “Start me up” (apresentado em baixo), que contou com a música dos Rolling Stones.

A Swatch adiantou ainda que “os primeiros 10 dias de Janeiro indicam mais uma vez um crescimento positivo em 2013”, sem adiantar mais pormenores.

Conhecido pelos coloridos relógios de plástico da sua marca homónima, o grupo Swatch detém ainda marcas como Blancpain, Certina, Breguet, Tissot, Tiffany & Co ou ck watch & jewelry, num total de 20 insígnias.

Veja aqui o o anúncio “Start me up”:

Artigos relacionados