Grupo Nabeiro, EDP e Sonae renovam título de empresas com melhor reputação
Este ano, o ranking das empresas com melhor reputação em Portugal é liderado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Grupo Nabeiro (Delta Cafés), pela EDP (Energia de Portugal) e pela Sonae. As restantes posições do ranking das 10 empresas com melhor reputação são ocupadas pela IKEA (4.ª), Galp (5.ª), Jerónimo Martins (6.ª), Microsoft (7.ª), Mercadona (8.ª), CUF (9.ª) e Lidl (10.ª). A lista é elaborada pelo Merco, monitor que avalia a reputação das empresas em Portugal.
Os dados demonstram que as empresas com maiores subidas são a Mercadona que passou da 19.ª posição para a 8.ª posição, a CUF (31.ª para 9.ª); BMW (21.ª para 11.ª); Pestana Hotel Group (36.ª para 17.ª); Leroy Merlin (42.ª para 18.ª); Coca-Cola (32.ª para 21.ª); Mercedes-Benz (38.ª para 23.ª); Samsung (53.ª para 24.ª); FNAC (49.ª para o 27.ª); Siemens (59.ª para 28.ª); Sumol + Compal (50.ª para 32.ª); Decathlon (57.ª para 35.ª); Sony (65.ª para 39.ª); Ageas (78.ª para 40.ª); Renova (73.ª para 45.ª); L’Oréal (84.ª para 51.ª); Sociedade Central de Cervejas (64.ª para 53.ª); Vila Galé (82.ª para 66.ª); MAPFRE (80.ª para 73.ª) e Deloitte, que estava na 89.ª posição e passou para a 74.ª.
A Porto Editora entrou este ano para o top 100, directamente para a 36.ª posição. Há outras empresas estreantes no ranking, como a Continental (52.ª), a Lusíadas Saúde (64.ª), a Tesla (72.ª), a Ana – Aeroportos de Portugal (82.ª), a Ibersol (84.ª), o Grupo Bernardo da Costa (87.ª), a BA Glass (95.ª), o BNP Paribas (98.ª), a Hovione (99.ª) e a Sabseg, que ocupa o 100.º lugar deste ranking.
Nos rankings setoriais, a primeira posição é ocupada pelas seguintes empresas:
Vieira de Almeida Advogados (Advogados),
Grupo Nabeiro – Delta Cafés (Alimentação),
Deloitte (Auditoria e Consultoria),
BMW (Automóvel),
Caixa Geral de Depósitos (Bancário),
Coca-Cola (Bebidas),
IKEA (Distribuição e Equipamento para o Lar),
FNAC (Distribuição Especializada),
Jerónimo Martins (Distribuição Generalista),
Inditex (Distribuição Moda),
Renova (Drogaria e Perfumaria),
Apple (Eletrónica de consumo / Informático),
EDP (Energia e Utilities),
Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos),
Bial (Farmacêutico),
Sonae (Holding Empresarial),
Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo),
Amorim Corticeira (Indústria),
Microsoft (Informática e Software),
Brisa – Auto Estradas de Portugal (Infraestruturas e Construção),
Grupo Imprensa (Meios de Comunicação),
CUF (Saúde), Fidelidade (Seguros),
Google (Serviços de internet),
Novabase (Serviços profissionais),
Siemens (Tecnológico / Industrial),
Vodafone (Telecomunicações),
CTT (Transporte de Mercadorias e Logística),
TAP Air Portugal (Transportes de Passageiros).
E no que toca aos líderes, Rui Miguel Nabeiro, do Grupo Nabeiro (Delta Cafés) ocupa novamente o primeiro lugar, seguido de Cláudia Azevedo (Sonae) e Pedro Soares Dos Santos (Jerónimo Martins). Nas restantes dez posições encontramos Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos – 4.º), Francisco Pedro Balsemão (Grupo Impresa – SIC – 5-º), Miguel Stilwell De Andrade (EDP – 6.º), Paula Amorim (Corticeira Amorim – 7.º), Paulo De Azevedo (Sonae – 8.º), António Horta Osório (BIAL – 9.º) e Fernando Ulrich (Banco BPI – 10.º).