Grupo Independente transforma edifício do século XIX em hotel na Bica
Uma antiga pensão fundada em 1849 no bairro da Bica, em Lisboa, foi reconvertida num moderno hotel pelas mãos do grupo Independente. A nova unidade celebra a ligação entre as culturas portuguesa e asiática, o que se reflecte numa oferta “fora da caixa”.
Localizado na Rua de São Paulo, o novo Independente Lisboa-Bica conta com 41 quartos que seguem a filosofia e a simplicidade do design de interiores japonês. “Cada quarto apresenta uma estética funcional e minimalista, com mobiliário de peças únicas feitas à medida de madeira sustentável e altamente renovável, flatscreens e um mini bar repleto de produtos japoneses e de antigas marcas tradicionais portuguesas”, explica o grupo em comunicado.
As obras de arte que revestem as paredes dos quartos e espaços comuns do hotel são da autoria de artistas do Manicómio, um espaço dedicado à capacitação e reinserção psicossocial e profissional de pessoas com experiência de doença mental através da arte.
Ao nível de serviços, a nova unidade hoteleira dispõe de um izakaya (bar tradicional japonês), um café e um yakitori (restaurante de grelhados japoneses) com decoração contemporânea.
Já o restaurante Bica-San disponibiliza uma carta de petiscos portugueses reinventados com sabores japoneses e acompanhados por uma selecção de vinhos. “Todo o conceito conta a história da viagem imaginária de um ‘gajo da Bica’ (Bica-San) que viaja para o Japão. Ao conviver com os japoneses, adapta lentamente os seus petiscos favoritos, substituindo os ingredientes portugueses por elementos como dashi, soja, arroz e alimentos perfumados. Regressa então mais rico e olha para Portugal através de uma ‘lente’ japonesa”, explana o grupo hoteleiro.
Esta é a quarta unidade hoteleira do grupo Independente (anteriormente conhecido como The Independente Collective), fundado pelos irmãos D’Eça Leal, depois do Independente Lisboa – Príncipe Real, o House of Sandeman by Independente e o Independente – Comporta.