Grupo Dia: uma marca própria renovada e premiada

Esta nova qualidade Dia permitiu que, só em Portugal, fossem lançadas mais de 1200 referências nos últimos dois anos. Em 2022, foram criadas 229 novas referências que aportaram inovação a várias categorias de produtos, o que permitiu à marca ir ao encontro das necessidades dos consumidores. Sofia Teixeira, directora de Marca Própria da DIA Portugal, refere: «Fruto desta renovação, os nossos lineares têm mais cor, alegria e estamos a comunicar directamente com os nossos clientes com marcas fortes, mostrando a nossa proposta de valor: grande qualidade a preços acessíveis. Com todo este intenso trabalho, actualmente, comprar no Minipreço é muito mais do que encher o cesto de compras. É descobrir, saborear e, inclusivamente, sorrir, graças à qualidade e criatividade que espelham esta renovação e que extravasa dos nossos lineares para as redes sociais e todos os pontos de contacto e comunicação do Minipreço. O esforço e empenho das nossas equipas permitiram-nos convertermo-nos neste novo Dia, com uma oferta de lojas de proximidade e uma loja online onde é possível fazer uma compra completa, de forma fácil e rápida, com uma vasta gama de produtos, frescos e de fornecedores locais e uma marca Dia, que é sinónimo de grande qualidade a preços acessíveis, mas também divertida, moderna, arrojada e original e que não pára de conquistar adeptos diariamente, sendo já a principal escolha de muitos dos nossos clientes.»

Esta estratégia criativa, aliada à qualidade dos produtos e aos seus preços acessíveis, contribuiu, decisivamente, para aumentar o peso da marca própria na cesta de compras dos clientes Dia, representando, actualmente, 53,69% das vendas em Portugal.

Tal como assegura a marca, «nada disto seria possível sem uma estreita ligação com a produção nacional e com uma rede de fornecedores locais com um elevado espírito de compromisso, para colocar nos lineares do Minipreço produtos de reconhecida qualidade». A comprovar esta ligação, cerca de 86% das compras ao nível do grupo e 70% dos produtos “inovação” em Portugal realizam-se a fornecedores locais, grandes aliados para a Dia no impulso da sua marca, melhorando tanto o sortido de frescos como o desenvolvimento de novos produtos.

As novidades ainda não terminaram e, no decorrer deste ano, mais produtos serão adicionados. Sofia Teixeira explica: «Temos uma crescente procura por produtos com requisitos muito próprios e em diferentes formatos, cada vez mais importantes para os nossos clientes. Produtos como os hambúrgueres vegetarianos, queijos 3 leites, cerveja artesanal e azeite biológico são novas adições ao sortido disponível nas lojas Minipreço e que constituem uma clara aposta na introdução de produtos diferenciadores no mercado a que, de outra forma, os clientes não teriam acesso».

TEMPOS DESAFIANTES

Com uma história de mais de 40 anos em Portugal, a insígnia Minipreço está fortemente enraizada nos bairros e comunidades portuguesas numa dispersão geográfica sem paralelo no mercado da distribuição alimentar em Portugal. São cerca de 500 as lojas, espalhadas por todo o País, que prestam, diariamente, um serviço de qualidade a milhares de famílias. Posição que foi conquistada graças à qualidade, excelência de serviços, aos preços acessíveis da marca e ao seu compromisso com a satisfação do cliente.

No contexto desafiante em que vivemos, o aumento generalizado do preço do cabaz de produtos alimentares coloca uma pressão acrescida sobre os orçamentos familiares, ainda para mais quando vivemos em períodos de grande incerteza, como é o caso, onde desconhecemos os limites de subida e os efeitos relacionados. Nestas alturas, as famílias tendem a ser mais ponderadas nos gastos e nos consumos que efectuam.

Se, por um lado, assistimos a um aumento de visitação às nossas lojas com cestas médias mais baixas, reflexo de menor disponibilidade financeira, por outro lado, assistimos a uma maior tendência para um consumo mais responsável e imediato, que elimina os excessos e o consequente desperdício, transformando a marca Dia na grande aliada das economias familiares em situações desafiantes, como a que atravessamos na actualidade.

«Mas todo este esforço diário é ainda mais compensador quando vemos os nossos produtos a serem reconhecidos pelo júri mais exigente, os consumidores», acrescenta ainda a responsável de Marca Própria.

Recentemente, a marca Dia obteve uma série de distinções, nomeadamente, o selo “Sabor do Ano”, a vários produtos, entre eles, as “Pétalas de Chocolate, Caramelo e Sal Temptation”, os “Filetes de Atum em Azeite Virgem Extra Mari Marinheira”, “Queijo 3 Leites O Chocalho”, os “Rissóis de Pescada para Forno Deli Salgado” e o “Sabor do Ano Bio”, o “Azeite Biológico ViVoliva”.

Para além destas distinções, houve ainda várias referências da insígnia premiadas com o selo de “Produto do Ano”, que distinguem os produtos mais inovadores, tais como o “Hambúrguer Vegetariano de Espinafres Mr. Veg”, a “Cerveja Rambler’s Red Ale Artesanal”, a “Cerveja Rambler’s Session IPA Artesanal”, o “Pão Espelta Mel e Sementes” e o “Pão Curcuma Mel e Trigo”.

Reforçando o compromisso desde há anos da marca, no que diz respeito às grandes tendências dos consumidores, Sofia Teixeira, directora de Marca Própria da DIA Portugal, faz questão de destacar: «Na Dia temos um compromisso com a qualidade, na escuta das necessidades dos nossos clientes e na adaptação às tendências de consumo para que a marca Dia satisfaça as necessidades de todos os lares. Somos um serviço essencial que faz parte da rotina diária dos nossos clientes ao vendermos alimentos e outros produtos de primeira necessidade, pelo que temos a responsabilidade acrescida de o fazer com a melhor qualidade e a preços acessíveis.»

Sofia Teixeira prossegue, salientando: «Queremos criar impacto e permitir que o direito à alimentação seja a nossa razão de ser. Queremos torná-la acessível a todos, com segurança, variedade e saudável, para que as comunidades que servimos possam desfrutar de uma vida plena sem preocupações. E porque somos, na nossa essência, bairro, queremos estar cada dia mais próximos dos nossos clientes, criando oportunidades onde estamos implementados, esforçando-nos para democratizar uma alimentação sustentável e de proximidade, com uma marca própria renovada, responsável, acessível e com a melhor qualidade devidamente certificada e validada».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Distribuição”, publicado na edição de Março (n.º 320) da Marketeer.

Artigos relacionados