Grupo da Sport Zone quer liderar retalho desportivo multimarca. Facturação aponta aos 900 milhões

O Iberian Sports Retail Group (ISRG) anunciou ontem a aquisição de 80% da Deporvillage, operação que contribui para reforçar a actividade do grupo a nível europeu na área do retalho desportivo multimarca. Mas de que forma é que o negócio vai impactar Portugal e os consumidores nacionais?

O ISRG é composto pelas marcas Sport Zone, JD e Sprinter e, segundo o managing director Miguel Mota Freitas, o plano passa por «explorar possíveis sinergias que permitam tornar ainda mais competitiva e diferenciadora a proposta de valor da Sport Zone». Em entrevista à Marketeer, o responsável adianta que a ideia é aumentar a capacidade de resposta à procura em categorias desportivas, em particular no ciclismo.

Miguel Mota Freitas lembra ainda que a aquisição da Deporvillage chega apenas duas semanas depois de o grupo ter comunicado o acordo para a integração da holding do operador holandês Sports Unlimited Retal (SUR). Segundo o managing director do ISRG, não está fora de equação continuar a investir, desde que surjam oportunidades que contribuam para o objectivo de ser um grande operador europeu no mercado de desporto multimarca.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Na prática, quais serão as principais mais-valias desta operação?

Nos primeiros dois anos do ISRG demos prioridade à consolidação das operações na Ibéria, o que concluímos com muito sucesso no final de 2019. Desde essa altura, e tendo ultrapassado com sucesso os impactos iniciais da pandemia, estamos muito focados em lançar uma nova fase de crescimento para a empresa, na qual a Deporvillage cumpre uma série de objectivos:

– Maior presença no digital, canal com forte crescimento previsto para o próximo ano;

– Crescimento em mercados internacionais, em particular na Europa. Esta operação, em conjunto com a entrada nos Países Baixos, diversifica de forma significativa as geografias em que operamos;

– Alargamento da nossa presença em categorias de Sporting Goods, neste caso com um enfoque especial no ciclismo.

A nova aquisição irá impactar de alguma forma o negócio do ISRG em Portugal?

A nossa prioridade inicial será apoiar o desenvolvimento da Deporvillage, que tem objectivos ambiciosos para os próximos anos, com crescimentos importantes em vários mercados europeus. Dito isso, vamos explorar possíveis sinergias que permitam tornar ainda mais competitiva e diferenciadora a proposta de valor da Sport Zone, com uma maior capacidade de responder à procura em categorias desportivas, em particular no ciclismo.

Estão previstas outras aquisições para reforçar a presença do grupo no universo do retalho desportivo multimarca?

Pela sua dimensão, esta operação e a nossa entrada nos Países Baixos agregam grande parte dos nossos esforços de crescimento via aquisição. Dito isso, poderemos sempre vir a fazer mais alguns investimentos, caso contribuam de forma significativa para este objectivo de ser um grande operador europeu do mercado de desporto multimarca.

Além da estratégia de aquisições, que outras apostas estão a fazer na expansão e modernização do negócio? Nomeadamente, em termos de digitalização.

Temos competências digitais no grupo desde há muito tempo e estes últimos meses de confinamento confirmam-no pois temos superado os desafios extraordinários do momento de forma eficiente. Sabemos as oportunidades de melhoria que temos e seguiremos investindo de forma significativa na plataforma sprintersports.com. Para além disso, a expansão e renovação do nosso parque de lojas vai continuar, como demonstra a aquisição que anunciámos há duas semanas nos Países Baixos.

Com as novas mudanças (compra da Deporvillage e integração da Sports Unlimited Retal), qual é a dimensão do ISRG neste momento? Que marcas opera e em quantos mercados?

Actualmente, e após estas duas aquisições, o ISRG opera em Portugal, Espanha e Holanda com lojas físicas e lojas online. Em Portugal, com a marca SportZone e JD; em Espanha, com as marcas Sprinter, Size e JD; e, na Holanda, com as marcas Perry Sport e Aktiesport.

Através da Deporvillage, expedimos para mais de 100 países a nossa presença digital.

Após estas duas aquisições, estimamos superar os 900 milhões de facturação, empregar mais de 9.000 pessoas e abarcamos mais de 60 modalidades desportivas e mil marcas.

Texto de Filipa Almeida

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