Grupo Bonduelle obtém certificação B Corp em Portugal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável

O Grupo Bonduelle acaba de alcançar um marco significativo no seu desenvolvimento sustentável ao obter a certificação B Corp em Portugal, que se junta assim a uma lista que já inclui 9 países.

Depois de ter obtido a mesma certificação nos Estados Unidos e em Itália no ano passado, este ano novas entidades Bonduelle acabam de se juntar ao grupo, entre elas Portugal, França, Países-Baixos, Dinamarca, Bélgica, Espanha e Alemanha.

80% das vendas do Grupo Bonduelle já estão certificadas pela B Corp, posicionando a empresa entre um restrito grupo de companhias internacionais certificadas através de um rigoroso processo.

Esta conquista reflecte o forte compromisso da Bonduelle com elevados padrões sociais e ambientais, aproximando-se do seu objectivo de certificar 100% das suas operações até 2025.

O caminho da Bonduelle Portugal até à certificação B Corp

O processo de certificação transformou profundamente a Bonduelle, mobilizando todos os seus colaboradores para a realização de acções concretas, que contribuem para a sua evolução integral, reafirmando o seu compromisso com elevados padrões sociais e ambientais:

  • Governança: Integração da sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores como prioridade, com um objectivo de 75% de satisfação até 2025.

 

  • Impacto na comunidade: Atribuição de tempo aos colaboradores para participação cívica, com o objectivo de que 100% das entidades participem em acções locais até 2025.

 

  • Meio ambiente: Promoção da agricultura regenerativa, com o objectivo de ter 80% dos agricultores parceiros a adoptarem estas práticas até 2030, através do apoio da Bonduelle Farm Academy, lançada em Novembro de 2023.

 

  • Gestão de resíduos: Adopção de uma nova Política Local de Gestão de Resíduos, onde mais de 90% dos resíduos não perigosos, com excepção dos vegetais, são enviados para reciclagem.

 

  • Material reciclável: Embalagens produzidas com mais de 50% de materiais recicláveis.

 

  • Transparência: Garantia de total rastreabilidade dos ingredientes e disponibilização de produtos saudáveis e sustentáveis, com 80% das vendas certificadas pela B Corp.

 

  • Fornecedores locais: Priorizar os contractos com fornecedores locais, com o objectivo de promover uma dieta rica em plantas, bem como a contratação da população local.

 

  • Compromisso: Incentivar a melhoria contínua das práticas responsáveis entre todos os funcionários, em conformidade com as normas da B Corp, reduzir em 10% o consumo de água e em 4% o consumo de energia.

 

Com estes esforços, o Grupo demonstra o seu forte empenho e motivação para avançar para a certificação global até 2025, consolidando a sua dedicação aos mais elevados padrões de sustentabilidade e responsabilidade empresarial.

«Mais do que um reconhecimento, a certificação B Corp é, acima de tudo, um processo de melhoria contínua e uma garantia de confiança para os consumidores e parceiros. Ao integrar a abordagem B Corp no centro de todas as atividades da empresa, a Bonduelle promove um modelo de negócio resiliente, inovador e ético», explica Xavier Unkovic, CEO do Grupo Bonduelle.

“A nossa transformação para uma empresa de impacto positivo passa por garantir que 100% das nossas entidades e parceiros participem em iniciativas de envolvimento cívico até 2025, bem como promover a agricultura regenerativa com o objetivo de 80% dos nossos parceiros agrícolas adotarem esta prática até 2030.”, revela João Baldaia, Country Manager da Bonduelle Ibérica.

A certificação B Corp reflecte um compromisso empresarial com a transparência, a responsabilidade social e a utilização da empresa como uma força positiva, com o objectivo de ser “o melhor para o mundo” e não “o melhor do mundo”.

A organização está a transformar os seus métodos operacionais para se alinhar com estes elevados padrões. A Bonduelle Portugal está empenhada em inovações sustentáveis promovendo a transição para energias mais amigas do ambiente utilizando por exemplo painéis fotovoltaicos.

Artigos relacionados