Grupo Bel e WWF vão ajudar a recuperar a floresta de Boticas

O Grupo Bel, multinacional familiar de origem francesa especializada em queijo e snacking saudável, juntou-se ao projecto de conservação da ANP|WWF em Portugal para apoiar financeiramente o restauro ecológico e recuperação de paisagens florestais no concelho de Boticas.

A intervenção, que arrancou em Julho de 2022, vai impactar uma área de aproximadamente 60 hectares na Paisagem do Barroso, região fortemente afectada pelos incêndios florestais dos últimos anos, em particular pelo grande incêndio de 2016 que assolou quase 6% da área total.

«Nas últimas décadas, a região do Alto Tâmega e Barroso tem assistido a um declínio de espécies-chave para a economia florestal e para a ocupação do território, problema agravado pelos muitos incêndios rurais que anualmente afectam a região. Foi neste sentido que surgiu a necessidade e a oportunidade para implementar um projecto que promova o restauro e conservação destas áreas de elevado valor ecológico», explica, em comunicado, Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF.

Com a duração prevista de três anos, este projecto de restauro ecológico vai actuar em duas vertentes principais: tornar a paisagem mais resiliente aos incêndios florestais e promover a protecção da biodiversidade, trazendo diversos benefícios não só a nível ambiental, como a nível social e económico para as comunidades locais.

O restauro florestal assentou no aproveitamento da regeneração natural existente nestas áreas, de forma a criar uma floresta bem-adaptada à região, reduzindo os riscos de incêndio inerentes às florestas. Além disso, as pastagens ricas em biodiversidade também serão reabilitadas, tendo como principal objectivo a valorização dos recursos e a revitalização dos territórios geridos pela comunidade.

Artigos relacionados