Grupo Auchan: A tripla do sucesso: + saudável + variedade e + sustentável
Num mercado cada vez mais competitivo, a Auchan compromete-se a disponibilizar uma vasta oferta de produtos, seleccionando a melhor oferta, de modo a ir ao encontro das necessidades e dos estilos de vida de todos os consumidores. A empresa de retalho alimentar procura fornecer uma oferta variada e pertinente, sempre com atenção aos melhores preços. Para o efeito, existem soluções de marca própria em praticamente todas as categorias da marca, que conta já com mais de 4200 referências de produtos em Fast Moving Consumer Goods.
O objectivo central da cadeia de retalho passa por disponibilizar uma oferta diversificada de produtos sustentáveis e de qualidade nutricional equivalente ou superior às marcas líderes de mercado. Com o surgimento das primeiras marcas próprias Auchan em 1984, o foco tem sido dar a conhecer produtos alimentares com características mais agradáveis para todos, com um melhor perfil nutricional e cada vez mais variadas. Têm sido procuradas alternativas nas categorias de produtos alimentares, que têm uma grande aceitação por parte dos consumidores e nas quais a variedade é de grande relevância, como são os queijos e as refeições pré-confeccionadas.
A empresa de retalho alimentar tem vindo a colaborar com vários nutricionistas de forma a garantir que os novos produtos respeitam critérios nutricionais de qualidade, estabelecidos pela empresa e pelas autoridades regulatórias. A avaliação nutricional, a análise de rótulos e a pesquisa de mercado para identificar as principais tendências de consumo fazem parte do papel da equipa de profissionais da área alimentar, que compõe a organização de retalho. As marcas próprias da cadeia de retalho estão, por isso, assentes em princípios base que orientam a actuação da empresa, entre os quais: a qualidade, a sustentabilidade, a inovação, o preço acessível, a diversidade, a segurança alimentar e a transparência.
PRODUTOS MAIS SUSTENTÁVEIS
No que respeita às principais tendências na área da alimentação, percebe-se que os consumidores estão, cada vez mais, exigentes com as características dos produtos e procuram manter uma alimentação equilibrada, dando prioridade a uma dieta alimentar que privilegie um estilo de vida e um estado de saúde mais saudável. O aumento da procura por alimentos mais saudáveis e biológicos tem sido claramente uma tendência no universo das marcas próprias, sendo que este crescimento também tem sido acompanhado por uma diversificação na oferta de produtos por parte das cadeias de retalho.
A Auchan considera que houve uma mudança evidente no que respeita aos hábitos alimentares dos consumidores e dá o exemplo da procura por alternativas vegan ou outros produtos específicos, como as opções sem glúten, sem lactose ou com um baixo teor glicémico. Para responder a esta procura específica, a cadeia de retalho tem centrado a sua oferta em produtos alimentares mais saudáveis ou biológicos, dando prioridade aos ingredientes locais ou de fabrico próprio.
A ambição da empresa de retalho alimentar passa por aumentar a confiança dos clientes nestes produtos, algo que espera que aconteça através da transparência nos processos de produção dos bens alimentares destas categorias. Além disso, e tendo em conta esta nova realidade, a oferta plant-based, e em específico a gama vegan, tem sido alvo de uma grande aposta por parte do grupo.
Paralelamente, existem outras tendências no mercado das marcas próprias, como a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade. Nesse âmbito, a Auchan procurou ampliar a oferta de embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Neste âmbito, existem quatro grandes áreas de actuação, como o fim dos produtos de plástico de uso único, concebidos para ser utilizados uma única vez e depois descartados; as embalagens de produtos de marca própria; as embalagens de serviço, utilizadas na loja, em balcão ou para uso do cliente; e ainda as embalagens de transporte, no que diz respeito à logística e entrega de produtos ao cliente.
Desde 2011 que as marcas próprias Auchan trabalham o ecodesign das suas embalagens, seja no acto de retirar as cartonagens desnecessárias, na simplificação das embalagens para melhorar a reciclagem ou no ajuste do formato ou dimensão para minimizar o volume no transporte. Desta forma, a empresa consegue reduzir o impacto e os materiais utilizados para as embalagens, ao mesmo tempo que consegue diminuir a sua pegada de carbono.
Entre os produtos de marca própria Auchan, destacam-se as principais mudanças: o fim dos plásticos de uso único; a alteração de todos os paus dos cotonetes de plástico para papel ou produtos de marca própria; a exclusão de artigos de plástico descartável, como pratos, copos ou talheres; a introdução de soluções de fraldas reutilizáveis; o lançamento de várias gamas de produtos produzidos a partir de material reciclado; e a introdução de medidas alternativas aos sacos de plástico nas embalagens de serviço.
Além disso, neste momento, 100% da oferta de marca própria da Auchan possui rótulos Nutri-score, com sistemas de avaliação nutricional, que permitem aos consumidores uma tomada de decisão mais consciente. Trata-se de uma escala que permite comunicar de forma simples as propriedades nutricionais dos alimentos, dando indicações aos consumidores sobre quais serão as escolhas alimentares mais saudáveis.
Outra das tendências de mercado, e que também tem sido uma aposta por parte da Auchan, é a venda de produtos a granel. Trata-se de uma solução que permite consumir apenas a quantidade de que se necessita e, em simultâneo, poupar recursos na utilização de embalagens. A cadeia disponibiliza produtos acessíveis a todos os padrões de consumo e torna-se, por isso, numa óptima opção para aumentar a variedade dos alimentos consumidos.
MARCAS PRÓPRIAS EM CRESCIMENTO
A Auchan permanece focada em melhorar a sua oferta de produtos de marca própria, através de novas gamas, novas receitas, embalagens mais ecológicas e opções mais diversificadas e versáteis. Prova disso foi, em Março deste ano, o lançamento da marca “À Mesa em Portugal”, que veio responder às necessidades de um público específico e direccionado para produtos nacionais. Caracterizada pela diferenciação, esta nova gama reforça a ligação da empresa de retalho alimentar aos produtos regionais. Trata-se de uma nova marca, composta por um catálogo 100% nacional, repleto de receitas tradicionais e produtos regionais, como os clássicos queijos, enchidos, carnes, entre outras opções gastronómicas.
Já na oferta de têxtil, tecnologia e casa, as marcas “InExtenso”, “Qilive” e “Actuel”, todas com uma nova imagem, reforçam a oferta com mais produtos sustentáveis e “amigos” do ambiente. As restantes marcas, como os brinquedos “One Two Fun”, a gama de jardim e exterior “Garden Star” e o conceito de malas e troleys “Airport”, também foram alvo de um rebranding. No que concerne aos produtos “Caribbean”, a grande novidade foi mesmo um detergente líquido com capacidade para 37 doses. Preparado para todos os têxteis, este produto vai permitir que a roupa permaneça com um cheiro fresco graças à sua intensa fragrância floral. Além do detergente, existe ainda um amaciador que vai fazer com que a engomagem se torne mais fácil.
A pensar no cuidado e no bem-estar dos consumidores, a Auchan lançou recentemente as seguintes gamas de fraldas para bebés: “Fraldas Regulares Auchan Baby” e “Fraldas Auchan Baby Sensitive Ecológicas”. Com uma espessura fina e suave, estas fraldas possuem uma tecnologia avançada que permite uma melhor absorção e comodidade. Além disso, também são ergonómicas, adaptam-se ao corpo e movimento do bebé sem nunca perderem a sua capacidade de absorção. Também a pensar na segurança do seu bebé, as “Fraldas Regulares Auchan Baby” têm 0% de perfume, evitando o risco de alergias e erupções cutâneas. As embalagens dos produtos destas novas gamas também tendem a ser mais sustentáveis, contendo pelo menos 30% de plástico reciclado.
E foi, precisamente, devido ao foco na sustentabilidade, outro dos pilares da cadeia de retalho, que nasceu a Auchan Better Life. Neste caso, trata-se de uma vasta gama de produtos de drogaria e perfumaria com composições mais naturais e sustentáveis. Estas marcas da Auchan pretendem facilitar as escolhas dos consumidores, ao mesmo tempo que reforçam o posicionamento dos produtos alimentares e não-alimentares da marca.
A título de curiosidade, importa explicar que um em cada três produtos vendidos pela Auchan é de marca própria. Tradicionalmente, a empresa de retalho alimentar atinge melhores números de vendas nos produtos indiferenciados. Quanto mais aspiracional for um produto, mais os clientes optam pelas marcas do fabricante. Ainda assim, a empresa de retalho está a crescer na venda deste tipo de produtos, uma vez que os clientes ganham cada vez mais confiança nas marcas próprias. Em síntese, segundo a organização de distribuição alimentar, a maior margem para crescimento está mesmo no segmento de produtos que respondem a necessidades específicas.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas Próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.