Grupo Ageas Portugal: Um festival que une pessoas

Cadernos
Marketeer
02/10/2025
10:45
Cadernos
Marketeer
02/10/2025
10:45


Partilhar

Pela segunda edição consecutiva, o Grupo Ageas Portugal patrocinou o Festival Cooljazz, apostando em experiências sensoriais que reforçaram a ligação da marca com o público.

O festival, que celebrou a sua 21.ª edição, renova a parceria com o Grupo Ageas Portugal enquanto naming sponsor. A a marca reafirma uma vez mais o seu compromisso com a música, a cultura e a sustentabilidade, oferecendo, mais uma vez, experiências únicas e memoráveis.

Teresa Thöbe, responsável de Marca, Parcerias e Patrocínios do Grupo Ageas Portugal, revela à Marketeer as estratégias que estiveram no centro da actuação da empresa, com o objectivo de fortalecer a proximidade com o público durante o festival. «Conseguir fazer chegar a marca ao público, a marca de um grupo segurador, através da força da música, promovendo experiências emocionais e relevantes é, por si só, um avaliador de sucesso», afirma.

O patrocínio ao festival permitiu continuar a apostar na cultura e na valorização do talento, proporcionando também o contacto estreito com um público multigeracional. Para Teresa Thöbe, trata-se de uma «abordagem alinhada com o público-alvo, com um potencial de amplificação muito interessante », sobretudo através dos conteúdos das redes sociais.

EXPERIÊNCIAS QUE MARCAM O PÚBLICO

Impulsionado pela diversidade de estilos musicais, desde o Slow J até à banda britânica Tindersticks, o Festival Ageas Cooljazz 2025 reuniu um público diversificado, com perfis distintos. Num espaço que concilia diferentes gostos musicais, os festivaleiros partilham uma vontade comum. Como sublinha Teresa Thöbe, «o valor que dão à música e a procura por este ambiente cool e de natureza tão único do Ageas Cooljazz» foram alguns factores que os uniram.

Este ano a presença da marca no festival Ageas Cooljazz teve por base o desafio de oferecer ao público uma activação inclusiva e inovadora que expanda a experiência musical para todos, independentemente de como cada um a percebe. A marca investiu naquilo que perdura mais do que os brindes que levamos para casa, investindo em memórias. Sob o conceito criativo “Sente a música”, desenvolveu- se uma experiência sensorial e inclusiva onde a música ganhou forma, transformando-se em compilações geométricas segundo as batidas e ritmo da música, criadas através de inteligência artificial, vibrações e arte visual.

A marca também incluiu um jogo tradicional, em que premiou os vencedores com gomas vegan sem glúten, associado ao conceito de “sabor da música”, e ainda a Makeup Ageas, uma área dedicada à beleza, com maquilhagem gratuita para todos os participantes, simbolizando “o brilho da música”.

MARCA E PROPÓSITO

O patrocínio do Grupo Ageas Portugal no festival permitiu reforçar a ligação com os parceiros e o seu público, e ainda uma percepção clara do alinhamento dos valores das marcas Ageas e Cooljazz, permitindo montar um festival que transmite uma mensagem coesa. Teresa Thöbe salienta que «o novo consumidor não quer apenas consumir produtos e serviços, ele quer pertencer a algo que faça sentido. Mais do que conquistar o mercado, as marcas do futuro querem conquistar significado».

Para as próximas edições, a responsável de Marca, Parcerias e Patrocínios do Grupo Ageas Portugal ambiciona continuar a desenvolver a “jornada de experiência de marca”, em que existem vários pontos de contacto com o público e cada um pensado para impactar de uma forma única e distinta. Além disso, a marca quer continuar a levar a essência do Grupo Ageas Portugal – protecção, presença e envolvimento – para o universo Cooljazz, para promover a organização de forma mais ampla, porque a música é para todas as pessoas e para cada uma, assim como o Grupo Ageas Portugal.

Reconhecido pela sua identidade, ADN inovador, pelo impacto social das suas acções e causas que apoia, o Grupo Ageas Portugal pretende destacar-se na forma como se apresenta no mercado. Acima de tudo, «queremos que nos conheçam, reconheçam e queiram saber mais sobre nós», frisa a responsável.

IMPACTO EM NÚMEROS

Na edição deste ano, o festival contou com 52 mil pessoas, o que representou um aumento significativo em relação ao ano anterior, que recebeu 45 mil visitantes. No que diz respeito às activações de marca, mais de 6500 pessoas foram impactadas pelas acções do Grupo Ageas Portugal num único dia. Entre as actividades de destaque, 2590 pessoas interagiram com a experiência de inteligência artificial no stand da marca e 3925 pessoas participaram nas dinâmicas de maquilhagem e jogos no stand. Foram distribuídas 220 mil gomas, incluindo 250 cones de gomas oferecidos na zona VIP, onde também foram realizados 70 makeups. Os vídeos de inteligência artificial registaram 1554 exibições durante o evento.

Nas redes sociais, os vídeos das activações geraram grande repercussão, com 2 184 608 visualizações alcançadas. Nos meios de comunicação social, a cobertura permitiu ao Grupo Ageas Portugal atingir uma audiência potencial acumulada de 28 332 907 pessoas, o que corresponde a 13% da população portuguesa exposta à mensagem Ageas Cooljazz. Além disso, mais de 400 notícias foram publicadas sobre a marca, aumentando ainda mais a sua visibilidade.

Teresa Thöbe considera que a edição deste ano permitiu extrair aprendizagens importantes, sublinhando a importância de continuar a oferecer experiências emocionais e, principalmente, de compreender melhor os diferentes perfis de público, para que as iniciativas que teremos nos próximos anos sejam ainda mais impactantes.

Para o Grupo Ageas Portugal, é fundamental ir ao encontro dos interesses das pessoas, em vez de procurar moldá-las. Esta abordagem permite que as pessoas se conectem de forma orgânica à marca Ageas e que construam memórias que permaneçam no tempo. «É um projecto que, para além do sucesso comercial, traz um legado positivo e cria uma comunidade de seguidores», conclui Teresa Thöbe.

Este artigo faz parte da edição de Setembro (n.º 350) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais