Grupo Ageas Portugal: Por um mundo sem rótulos
Milhares de pessoas continuam a ser excluídas de oportunidades profissionais ou sociais devido às suas diferenças e à forma como a sociedade as rotula negativamente. O Grupo Ageas Portugal quer amplificar a mudança colectiva por um mundo sem rótulos, porque acredita que todos podem contribuir para uma sociedade mais justa, na qual a inclusão é uma prioridade e onde as diferenças são vistas como uma mais-valia e não como uma desvantagem.
Para dar aplicação prática às suas intenções, o Grupo Ageas Portugal decidiu ter nos seus recentes edifícios associações cujo escopo é a solidariedade social, potenciando a integração de pessoas que, infelizmente, ainda são excluídas pela sociedade.
É de destacar que é uma empresa pioneira no País a ter organizações de intervenção social a explorar espaços comuns. Em Lisboa, conta com o Café Joyeux, a CRESCER e a SEMEAR, nas formas de café, restaurante e horta comunitária, respectivamente. No Porto, conta com a presença dos Serviços de Assistência de Organizações de Maria (SAOM), que é uma referência no sector alimentar, na exploração da cafetaria e restaurante. O Grupo Ageas Portugal é ainda o primeiro grupo segurador do mundo a utilizar o código ColorADD® (Sistema de identificação de cores para daltónicos), adoptando-o nos seus materiais de comunicação.
No contexto desta visão, no passado mês de Setembro, o grupo desenvolveu um evento 100% dedicado ao tema, que teve como principal objectivo debater o papel, tanto individual como das organizações, na incorporação destes valores na comunidade.
Sob o mote “Por um Mundo Sem Rótulos”, a iniciativa culminou numa conferência, moderada por Catarina Furtado, e contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que defendeu o combate à exclusão social, através de uma estratégia concertada entre organismos públicos e privados. Fizeram parte do painel Américo Nave, da CRESCER, Filipa Pinto Coelho, do Café Joyeux Portugal, Joana Santiago, da SEMEAR, e João Machado, presidente da Fundação Ageas.
A conferência encerrou com uma celebração da diversidade e inclusão no rooftop Ageas, com diversas iniciativas do Café Joyeux, das instituições CRESCER e SEMEAR, e do projecto ColorADD®, assim como com a transmissão em directo de uma edição especial do “Café da Manhã” da RFM. Contou ainda com a presença da Associação A Avó Veio Trabalhar na forma de promotoras do evento: o objectivo foi “desrotular” a ideia de que os promotores são sempre jovens.
Um dos exemplos de activação que mais cativaram os presentes foi um exercício de ver o mundo pelos olhos de um daltónico. Com óculos específicos que alteravam as cores, a pessoa olhava para camisolas que tinham o código ColorADD® e percebia de que cor esta seria, não correspondendo, assim, à cor que via. Outra activação que fez fila “à porta” foi uma máquina de fotografias. Também ninguém ficou indiferente à dança do Café Joyeux, com membros de São Bento e da cafetaria do grupo a apresentarem juntos uma coreografia ao som do seu hino. Como imaginar um Mundo Sem Rótulos interpela cada pessoa de forma diferente, cada convidado deixou a sua marca num mural.
Este evento teve uma cobertura mediática a 360º, com presença em televisão, rádio, digital e imprensa, alcançando mais de um milhão de pessoas. O Instagram do grupo registou um alcance 311% superior ao da semana anterior ao evento.
A intervenção das associações neste evento permitiu apresentar a dimensão transformadora de cada uma, mostrando o seu trabalho, as suas pessoas, demonstrando a importância do impacto e de um legado de sustentabilidade e inovação, e da responsabilidade colectiva que é necessário preservar e desenvolver diariamente.
Estas colaborações surgem alinhadas com os objectivos delineados até 2024 do Grupo Ageas Portugal, em que a sustentabilidade (ambiental e social) constitui um dos pilares mais importantes.
Denominado de IMPACT24, o plano está focado em cinco eixos estratégicos, no qual se inclui a promoção de acções positivas que cativem as pessoas e amplifiquem o impacto do grupo segurador nas comunidades e no planeta.
Querendo ser a voz precursora de mudanças positivas na sociedade, o grupo segurador vai continuar a desenvolver acções neste sentido.
O futuro exige que o Grupo Ageas Portugal continue a ser uma das forças motrizes deste caminho e que continue, também, a tentar influenciar positivamente mais empresas e empresários a juntarem-se à mudança activa de mentalidades e de comportamentos, em prol de uma sociedade mais inclusiva e respeitadora.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.