Grupo Ageas Portugal: Grupo Ageas Portugal de mãos dadas com a cultura

Tal como o CEO do Grupo Ageas Portugal indica, «a saúde mental é a chave para todos os negócios e a Cultura é uma parte fundamental da mesma». Steven Braekeveldt, responsável máximo do Grupo Segurador em Portugal, afirma que «a aposta na saúde mental é assim a prevenção para muitas doenças».

É seguindo esta premissa que o Grupo Ageas Portugal aposta na Cultura como forma de prevenção. Além do apoio a várias casas de espectáculos por meio de parcerias, o Grupo pretende também promover as várias vertentes artísticas e diferentes formas de arte, com o objectivo de tornar a Cultura mais inclusiva, participada e acessível aos cidadãos.

Nesse âmbito e porque nem sempre têm o reconhecimento público que merecem, nasceu o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – uma iniciativa que resulta da colaboração entre o Grupo Ageas Portugal e o Coliseu Porto Ageas –, que tem como missão promover jovens talentos na área do circo e da dança, em anos alternados, visando o crescimento no impacto nacional.

A primeira edição decorreu em 2022, com uma cerimónia em Dezembro passado que deu destaque às Artes Circenses, abrangendo intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros profissionais ligados à área, até aos 30 anos. Contou com a presença de jovens artistas e seis jurados pertinentes nesta área artística: o ilusionista Luís de Matos, o clown Rui Paixão, Julieta Guimarães, co-fundadora da companhia Erva Daninha, o artista do novo circo especializado em mastro chinês João Paulo Santos, Israel Modesto, criador da actual companhia Super Circo, e Isabela Cardinali, descendente da mais mítica família circense em Portugal.

Daniel Seabra, de 28 anos, natural do Porto, foi o grande vencedor. É um dos mais importantes nomes da nova vaga do circo contemporâneo em Portugal. Apaixonou-se pela magia do circo em criança e, com 16 anos, iniciou o seu caminho artístico no Chapitô, especializando-se em acrobacia aérea. Ao longo do seu percurso integrou grandes espectáculos, entre eles Disney on Ice, Royal Circus e Cirque Pinder. Em 2020, foi convidado a integrar o elenco do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas, com um número vertiginoso de dança acrobática e, no mesmo ano, criou a sua própria companhia, Circo Caótico.

O artista premiado admitiu que a satisfação de sentir o seu trabalho reconhecido «é inacreditável», salientando ainda o facto de ter sido o primeiro vencedor da estreia deste prémio: «É um marco, quer pessoal, quer profissional, porque, além de ser performer, sou, acima de tudo, um apaixonado pelo circo.»

Com periodicidade anual, os vencedores do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas Artes Circenses e Dança levam para casa 5.000 euros, que não só premeiam o esforço de cada profissional, como estimulam a carreira de um jovem talento na Cultura. Com o ano de 2022 a ser marcado pelo reconhecimento das Artes Circenses, o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas 2023 será focado na premiação de jovens talentos na categoria de Dança.

Tanto a Cultura, como a Prevenção, são dois grandes pilares estratégicos do Grupo Ageas Portugal para este ano e, além do Coliseu Porto Ageas, o Grupo Segurador é também parceiro do Teatro Nacional D. Maria II, Casa da Música e apoia o Festival Internacional de Música de Marvão.

OUTROS PRÉMIOS DE APOIO À CULTURA

O Grupo Ageas Portugal investe em outros prémios, entre eles o Prémio Novos Talentos Ageas, que acontece em conjunto com a Casa da Música e pretende incentivar o trabalho de jovens músicos emergentes e de elevado potencial artístico nas áreas da criação, interpretação e desempenho em palco.

Outra das apostas culturais por parte do Grupo é o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com esse teatro, que também é atribuído anualmente, com o objectivo de reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando jovens a desenvolverem o seu percurso profissional no sector. A última jovem a vencer este galardão foi Cárin Geada, desenhadora de luz, uma profissão de backstage, tão importante quanto a dos actores e actrizes.

A próxima edição deste prémio irá acontecer no dia 3 de Março de 2023 e o valor de 5.000 euros será entregue a um/a profissional de teatro, com idade até 30 anos, e cujo trabalho artístico se tenha destacado ao longo do ano de 2022.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

Artigos relacionados