Grupo Ageas Portugal: Conexões para um futuro melhor

O Grupo Ageas Portugal está a mudar de casa. Em Lisboa, já inaugurou um novo edifício onde reúne todas as suas equipas. No Porto, prepara-se para fazer o mesmo em breve, materializando a estratégia e visão do grupo: evoluir através de conexões para um futuro melhor. E, para isso, nada melhor do que juntar os colaboradores num novo espaço, pensado de raiz para responder às necessidades actuais e aos desafios que vão surgindo – tanto dos profissionais Ageas como de todos os clientes e demais stakeholders.

Em 2030, o Grupo Ageas Portugal pretende ser uma presença activa e bem-vinda em cada família portuguesa, cultivando ligações sinceras e multigeracionais com base na confiança, no cuidar e numa profunda compreensão das diferentes etapas da vida. Com a estratégia Impact24 como linha orientadora, o grupo compromete-se a focar as suas atenções, nos próximos três anos, em cinco grandes áreas: proporcionar uma experiência de cliente relevante e humana que permita a criação de ligações emocionais; apresentar ao mercado soluções holísticas que impulsionem o crescimento, para benefício e deleite de mais pessoas; construir uma cultura ágil, focada na aprendizagem, que permita transformações constantes e crie um sentimento de pertença; explorar tecnologias e dados para estimular a humanidade, a inovação e o alcance; e promover açcões positivas que cativem as pessoas e que amplifiquem o seu impacto nas comunidades e no planeta.

É neste contexto que surgem os novos edifícios do Grupo Ageas Portugal, que, além de serem inovadores, modernos e sustentáveis, coincidem com o regresso ao escritório e com a implementação de modelos de trabalho alternativos.

«O Grupo Ageas Portugal caminha, desde 2017, para uma entidade e cultura únicas, enquanto grupo que se destaca pelo seu espírito empreendedor e resiliente, com a ambição de ir para além dos seguros. E, na verdade, o dia 11 de Setembro de 2019 foi o dia de viragem na história do Grupo Ageas Portugal, com o lançamento da primeira pedra do novo edifício Ageas, em Lisboa, e depois no Porto», comenta Inês Simões, responsável de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal. De acordo com a responsável, o objectivo era construir um local de trabalho adequado e adaptado às circunstâncias actuais e futuras, que passam muito pelo universo digital e não apenas pelos espaços físicos.

Com uma construção de raiz, conta, «estes serão espaços para alimentar novas ideias, determinar o futuro da empresa, com a promessa de oferecer vivacidade às respectivas cidades».


AGEAS TEJO

O edifício Ageas Tejo, inaugurado na zona do Parque das Nações, em Lisboa, já se encontra de portas abertas. Oferece espaços dinâmicos e multifuncionais, desenhados e mobilados para reunir todas as condições necessárias para proporcionar uma experiência única, impactante e personalizada. A intenção é garantir o bem-estar de todos, nomeadamente através de formas modernas de organização e desenvolvimento do trabalho – totalmente assentes nos princípios da colaboração e flexibilidade.

Projectado pelo gabinete de arquitectura Capinha Lopes – Consulting e com arquitectura de interiores a cargo da Broadway Malyan, conta com diferentes espaços e infra-estruturas de destaque. É o caso de todas as soluções de suporte à mobilidade (no âmbito do investimento em sustentabilidade): além de balneários para os colaboradores que se deslocam de bicicleta, por exemplo, são promovidas actividades de exercício físico à hora de almoço. Também estão desenhadas rotas de autocarros para os colaboradores (a saírem de diferentes pontos da cidade de Lisboa e em formato de ida e volta) para que se possa evitar a utilização de carro próprio.


DA LOJA À HORTA

Espaço de Saúde e Bem-Estar (com três gabinetes médicos e sala de amamentação), lobby (check-in e área lounge com piano acústico), loja Multimarca (onde todas as marcas comerciais de seguros podem receber e servir clientes), Brand Room (exposição da marca Ageas, organização de conferências, entre outros), Business Academy (formação), pisos tipo (workstations, salas de reunião formais, meeting pods, phone booths, cacifos, copas) e rooftop (vista sobre o rio no último andar, com capacidade para 150 pessoas e possibilidade de actividades e eventos corporativos) são outros dos espaços presentes no Ageas Tejo.

º Destaque ainda para o food court, espaço dedicado à alimentação, onde os colaboradores do Grupo Ageas Portugal podem contar com 220 lugares sentados e, ainda, um jardim público. O food court é composto por restaurante, zona de self-service e cafetaria, sendo que qualquer um dos serviços tem como propósito oferecer qualidade, diversidade e sustentabilidade.

º O restaurante é explorado em parceria com a Associação Crescer e apresenta um conceito mais tradicional, disponibilizando serviço de buffet assistido (almoço) e take away (almoço e jantar). A área self-service, por seu turno, está equipada com micro-ondas, frigorífico e bancada de apoio, destinada a todos os utilizadores que optam por refeições pré-preparadas.

º Por fim, a cafetaria é explorada pela Associação Vila- ComVida, que instalou um novo Café Joyeux – conceito de restauração que promove a vida autónoma junto de jovens com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID), como Trissomia 21 e Perturbações do Espectro do Autismo, entre outros. Aqui, encontram-se produtos de pastelaria e refeições simples, ideais para pequenos-almoços, lanches e almoços rápidos.

º Quanto à horta, nasce na parte exterior do piso 2 sob o mote “Plantar o Amanhã”. O Grupo Ageas Portugal pretende criar um espaço social e inclusivo, que incentive a interacção e a proximidade entre colaboradores e que possibilite a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências que vão para lá do trabalho. A horta do Ageas Tejo permite aos colaboradores colocar as mãos na terra e cultivar os seus próprios vegetais, estando assegurados formação e acompanhamento especializado, em parceria com o projecto social de inclusão Semear, da Associação BIPP. Quem visitar este espaço poderá contar com 40 canteiros dedicados inteiramente à plantação de hortícolas biológicos.

Todos estes elementos já valeram ao projecto três prémios, que vêm reconhecer o esforço e a dedicação empregues. O Ageas Tejo ganhou o Prémio Construção Sustentável e Eficiência Energética (uma das categorias dos Prémios SIL do Imobiliário 2021) e, ainda, o Prémio Nacional do Imobiliário 2022, da revista “Magazine Imobiliário”, nas categorias “Escritórios” e “Melhor Empreendimento do Ano”.

 

MAIS DO QUE UM ESCRITÓRIO

Segundo Inês Simões, a reacção dos colaboradores a todas estas novidades não podia ser melhor. «Oferecemos espaços de trabalho dinâmicos e flexíveis com o conceito de free sitting, em open space, pelos vários pisos, mantendo a opção de trabalho híbrido. Disponibilizamos ferramentas colaborativas e impulsionamos um ambiente de trabalho onde é possível encontrar inovação tecnológica e uma preocupação ambiental. A nossa actual casa é um verdadeiro novo mundo e ainda há muito a explorar e descobrir », sublinha.

E quem vem de fora? Como olha para o Ageas Tejo? A responsável de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional conta que, além da loja Multimarca no piso 0 – que tem como propósito auxiliar os clientes e potenciais clientes das diferentes marcas, através de uma experiência integrada e com foco na qualidade do serviço –, o edifício encontra-se de portas abertas a quem o queira visitar ou esteja simplesmente curioso.

«Contamos com um jardim aberto ao público, onde qualquer um poderá desfrutar de um ambiente descontraído e criativo. Nele podem encontrar-se as nossas hortas, que estão a ser plantadas e cuidadas pelos nossos colaboradores, sempre num trabalho de equipa. É no jardim que está também o nosso Lobo, a obra de Bordalo II. Até agora, as reacções têm sido igualmente positivas. Tentámos que o espaço fosse inovador e é precisamente isso que nos tem sido transmitido», refere Inês Simões, vincando o feedback positivo que o espaço tem recebido.


APOIO À CULTURA

Tal como explica a mesma responsável, criatividade é uma das palavras mais importantes quando se fala da nova morada em Lisboa – a par de sustentabilidade e inovação. Unindo todos estes vocábulos, o artista plástico Bordalo II foi convidado a desenvolver uma peça, integrante da série “Big Trash Animals”.

Assim nasceu o Lobo, símbolo da capacidade de protecção e de força. Não se trata, por isso, de uma escolha inocente, estando relacionada com a imagem da alcateia que representa a comunidade Ageas e, ainda, com a ambição de proteger enquanto missão do grupo segurador.

Ainda no que à relação do Grupo Ageas Portugal com a cultura diz respeito, há que frisar também a associação ao Chapitô, que ficou encarregue de animar os primeiros tempos do Ageas Tejo: durante 12 dias, o Chapitô deu as boas-vindas a todas as equipas no novo edifício, recebendo os colaboradores com boa disposição, alegria, carisma e muito talento. Ainda no âmbito da cultura e do apoio a jovens artistas, o grupo conta com duas novas iniciativas: Prémio Novos Talentos Ageas, uma parceria da seguradora Ageas com a Fundação Casa da Música; e Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, dedicado às artes circenses.

 

LUGAR À SECRETÁRIA É COISA DO PASSADO

No novo edifício do Grupo Ageas Portugal, impera o modelo de trabalho híbrido e flexível, que a pandemia veio demonstrar ser o preferido das equipas. Aqui, já se trabalha no futuro e o grupo considera mesmo que voltar ao 100% presencial representaria um retrocesso.

Em Lisboa – mas também, em breve, no Porto –, flexwork e free sitting serão palavras a reter. No primeiro caso, falamos de uma forma de organização do trabalho que permite que cada colaborador exerça as suas funções laborais sem estar fisicamente presente no escritório, com flexibilidade de horário e, ainda, de localização.

Basta, para isso, registar antecipadamente os dias que serão de trabalho remoto numa aplicação interna de gestão diária para facilitar a organização.

O modelo de free sitting, por seu turno, permite que os colaboradores escolham os espaços onde querem trabalhar durante os diferentes períodos do dia, de acordo com as suas necessidades e actividades profissionais. Se preferirem, podem usar o mesmo espaço o dia inteiro, mas apenas se não estiverem previstas ausências de mais de três horas. A ideia é que haja uma dinâmica de trabalho mais ágil e colaborativa.

 

UM MINUTO PARA A VIDA

O Grupo Ageas Portugal estabeleceu uma parceria com a Quercus, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade. Através desta colaboração, foi criada a rubrica “Um Minuto para a Vida”, através da qual são partilhados conceitos relacionados com ecologia e o meio ambiente. Com foco na literacia, esta iniciativa visa destacar, num curto espaço de tempo e nas redes sociais, temas úteis e relevantes para o cidadão comum.

 

GRUPO AGEAS NO PORTO

Além do Edifício Tejo, em Lisboa, a Ageas Portugal vai contar também com um novo espaço a norte, no Porto. Inês Simões, responsável de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal, explica que este edifício surge enquadrado igualmente numa arquitectura inovadora.

Embora se trate de um edifício mais pequeno, com 7600 m2 e um total de quatro andares (dois dos quais com possibilidade de aluguer por entidades externas), também no Porto todos os colaboradores e visitantes poderão usufruir de cafetaria, restaurante e esplanada com lago.

Terá igualmente uma Brand Room, Business Academy e loja Multimarca, tal como acontece na capital. O objectivo é que os dois edifícios se assemelhem, «porque estar em Lisboa ou no Porto é apenas uma questão de localização», lembra a mesma responsável: «Pois as equipas merecem a mesma qualidade.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

Artigos relacionados