Green Media prepara mudança de imagem
A completar 13 anos, a Green Media considera que está na altura de mudar de imagem, aproximando a sua identidade visual do trabalho que tem vindo a desenvolver e que espera continuar a produzir em conjunto com os seus clientes. «A imagem de uma consultora de comunicação é importantíssima. É preciso acompanhar as tendências e evoluir de acordo com as mensagens que queremos passar», afirma Isabel Augusto, directora-geral da Green Media, em entrevista à Marketeer.
A responsável acrescenta que este é o momento oportuno para «considerar opções e descobrir um novo caminho que tão importante é para a reputação» da agência. Para desenvolver a nova imagem, a Green Media contará com a colaboração de estudantes portugueses, uma vez que irá lançar o desafio a universidades nacionais.
Isabel Augusto revela que gostaria de passar um briefing o mais aberto possível: «As ideias fazem a diferença e o concurso vem permitir ampliar o leque de opções», afirma, acrescentando que o jovem responsável pela ideia vencedora receberá um prémio monetário proporcional ao conceito que apresentar.
O objectivo seria assinalar o 15.º aniversário da Green Media «já com toda a implementação consequente dessa nova imagem», conta Isabel Augusto. Porém, a responsável não põe de parte a hipótese de apresentar as novidades mais cedo: «Depende muito do resultado e do que estiver em causa alterar.»
Crescimento alimenta novidades
A mudança de imagem está a ser pensada numa altura de crescimento da Green Media. No primeiro trimestre do ano, a agência conquistou seis novos clientes, façanha que Isabel Augusto justifica com meses de preparação e estratégia, mas também com a necessidade de um conjunto de marcas de apostar em comunicação.
Relativamente aos restantes meses de 2018, a directora-geral não consegue antecipar o potencial crescimento da Green Media. Garante apenas que «a comunicação de conteúdos é o futuro e que os novos canais só vieram sublinhar a importância de ter realmente uma estratégia consistente», tendo em conta que o cliente é «um observador 360º e exige cada vez mais ter conhecimento sobre a marca e a conduta da empresa, comparando-a recorrentemente no mercado e com a sua concorrência».
Isabel Augusto acrescenta que a solução para o tão falado desafio da fidelização e para a dificuldade em lidar com duas gerações tão distintas (Boom e Millennial) poderá passar por uma maior regularidade e consistência na comunicação. «Há um novo papel para a agência de comunicação e a Green Media já o tem vindo a estudar há algum tempo», afirma.
A agência está também atenta à oportunidade internacional : «Iniciámos o processo com empresas clientes em processo de internacionalização, descobrimos o potencial de comunicação internacional para outras empresas portuguesas que encontram na Green Media uma estratégia e uma solução e ainda empresas estrangeiras com interesse em Portugal ou mesmo neste serviço de assessoria global. Tem sido um processo contínuo a assinalar grandes momentos e, em breve, registaremos Espanha com o sector alimentar e Argélia com o sector da construção, assim como Alemanha, Itália e França.»
Texto de Filipa Almeida