Great Place to Work®: De Portugal para o mundo quais são as melhores empresas?
Great Place to Work® Portugal tem vindo, de ano para ano, a reconhecer mais empresas nacionais, quer através do seu programa de CertifiedTM, quer através dos Best WorkplacesTM. Estas são empresas de diferentes dimensões e sectores de actividade, que têm por objectivo criar ou manter ambientes de trabalho de excelência, que são só possíveis de atingir quando se ouve os colaboradores, e se toma conhecimento das suas percepções e opiniões, sendo, deste modo, possível, mapear os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Através deste mapeamento, as organizações podem implementar acções e planos de melhoria para garantirem um bom ambiente de trabalho às suas pessoas.
As empresas de “inspiração” portuguesa representam 38% do total de Best WorkplacesTM de 2022. Encontramo-las em todos os rankings, sendo que nos primeiros três observa-se um igual número, mais concretamente cinco empresas reconhecidas. Estas 19 empresas concentram quase 8000 colaboradores e a sua esmagadora maioria actua na área de IT.
Os ambientes destas organizações são marcados pela excelência registando, em termos médios, um índice de confiança de 89%. O que corresponde a mais 2 pontos percentuais que a média dos Best WorkplacesTM Portugal, demonstrando a qualidade dos ambientes de trabalho nacionais. A este facto, também, não será alheia a distinção de duas empresas portuguesas nos Europe Best WorkplacesTM em 2021. Sendo de destacar que a Mind Source foi reconhecida na Europa pela segunda vez.
As dimensões com os resultados globais mais elevados são Camaradagem e Orgulho, já em sentido contrário Respeito e Imparcialidade apresentam as médias mais baixas, acompanhando a tendência nacional.
Como pontos fortes os colaboradores percepcionam o acolhimento, a comemoração de datas e acontecimentos especiais e o tratamento justo, independente do grupo demográfico ou cargo ocupado. O ambiente de trabalho seguro, os equipamentos e os recursos que têm à disposição são também outros dos destaques. Estas organizações são também marcadas pela liderança competente, ética e honesta e que dá autonomia aos colaboradores. Como oportunidades de melhoria os colaboradores percepcionam a política de remuneração (fixa e variável), de reconhecimento e de benefícios. Para além de ambicionarem ser mais envolvidos nos processos de decisões que afectam a sua vida de trabalho quotidiana.
As empresas de “inspiração” portuguesa já sabem que para competir, tanto no mercado doméstico, como no mercado internacional, têm que cuidar e apostar nas suas pessoas, o que culminou com o maior número de sempre de empresas nacionais nos Best WorkplacesTM. Para além de investir nas suas pessoas, para ultrapassar os desafios actuais e assegurar a sustentabilidade, é necessária uma gestão competente e profissionalizada e construir uma estrutura complexa que responda e se adapte, de forma eficaz, às exigências e mudanças do mercado/clientes e que integre e promova a inovação.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 309) da Marketeer.