Grandes marcas estão a publicar o dobro das stories no Instagram
Marcas com mais de 100 mil seguidores estão a publicar perto de 50 stories no Instagram todos os meses, mais do que duplicando o número de conteúdos partilhados através deste formato face ao ano passado. Os dados são da Socialinsider, que analisou as stories divulgadas por marcas de diferentes dimensões, a nível global.
A mesma análise, reportada pelo WARC, mostra dinâmicas significativamente diferentes consoante o número de seguidores. Embora todas as marcas, independentemente do seu tamanho, registem um aumento no número de “histórias efémeras” no Instagram, a verdade é que a diferença em relação a 2020 é mais reduzida quando falamos de insígnias com menos seguidores.
As marcas com menos de 5 mil seguidores, por exemplo, passaram de uma média de 4,9 stories por mês para 5,3. Por seu turno, as marcas com 5 a 10 mil seguidores, saltaram de 6,5 para 7,8 stories, ao passo que as marcas com 10 a 50 mil seguidores passaram dos 12,3 para os 15,8. Já entre as marcas com 50 a 100 mil seguidores, o aumento foi de 19,4 stories por mês em 2020 para 28,5 este ano.
O feed do Instagram, por outro lado, parece estar a cair em esquecimento, o que poderá ser um erro estratégico. Segundo o WARC, as stories chegam, em média, a apenas metade das pessoas a que as publicações no feed chegam: “Esta diferença tem vindo a aumentar com o tempo, sugerindo que o feed se tornou mais importante em termos de alcançar uma audiência mais alargada.”
Em termos de formatos, verifica-se que as marcas se estão a afastar dos formatos mais comuns, como as fotografias ou vídeos, e a investir em novas opções. Vídeos mais longos na IGTV ou publicações do tipo “carrossel” apresentam uma popularidade crescente.