Grande distribuição e telecomunicações lideram investimento em campanhas de Natal

fotoomnicommediagroup_O investimento televisivo em campanhas alusivas ao Natal 2010 caiu 6% face ao período homólogo. Os dados, resultantes de uma análise do Omnicom Media Group (OMG) com base nos dados Mediamonitor (Marktest), revelam ainda que a grande distribuição e as telecomunicações foram os sectores que mais investiram em campanhas natalícias.

De acordo com o estudo, o total dos valores associados às campanhas de Natal caiu de cerca de 47,9 milhões de euros, em 2009, para aproximadamente 45 milhões de euros. A quebra de investimento em 6% é transversal a mensagens de boas festas, promoções e campanhas de solidariedade (ainda que estas sofram um decréscimo superior).

Os dados demonstram que, embora o investimento total em televisão tenha registado um crescimento de 5% entre Janeiro e Novembro de 2010, face ao mesmo período de 2009, no bimestre de Outubro-Novembro, verificou-se uma quebra de 2% em relação ao ano anterior. Esta redução corresponde a um decréscimo de investimento no mês de Outubro, em 4%, o que poderá indiciar uma aposta estratégica que passa por adiar a comunicação e concentrá-la mais próximo da quadra natalícia.

O ranking de anunciantes que mais investiram em campanhas natalícias é liderado pela Sonae, através dos hipermercados Modelo Continente, cujo investimento registou uma subida de 13% face ao período homólogo. Esta insígnia da distribuição destaca-se dos restantes pela aposta em campanhas de solidariedade/responsabilidade social, apesar de ter reduzido os montantes alocados a este tipo de mensagens em cerca de 25% no período em análise. As quatro posições seguintes da tabela pertencem a empresas de telecomunicações: Optimus, Portugal Telecom, Vodafone e TMN, respectivamente.

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