Governo lança conta oficial de TikTok para “reforçar proximidade com os jovens”
O Governo de Portugal lançou hoje o primeiro vídeo na sua conta oficial no TikTok com o objetivo de conquistar a atenção do público mais jovem.
O pontapé de saída desta iniciativa estratégica para promover uma “comunicação direta e envolvente com o público jovem” foi um vídeo publicado hoje às 17h, com o tema “O que faz o Primeiro-Ministro”, estando também já disponível um vídeo introdutório que apresenta a conta oficial de TikTok do Governo.
@gov_pt O Primeiro-Ministro tem um papel complexo e multifacetado. Fica a saber em detalhe as responsabilidades e funções do Primeiro-Ministro e como ele impacta a vida de todos os portugueses. Queres saber mais sobre o funcionamento do Governo? Deixa nos comentários #Governo #Portugal #Política #PrimeiroMinistro #fyp
Segundo nota divulgada pelo executivo, a conta oficial do Governo de Portugal faz parte de uma “estratégia de modernização da comunicação governamental” que “visa reforçar a proximidade com os jovens, promovendo o diálogo e a transparência através de conteúdos adaptados às plataformas digitais”.
Em destaque estarão temas prioritários de interesse para os jovens, como a “habitação jovem, emprego, educação e saúde mental”, e de que forma as políticas públicas impactam todos esses temas e o quotidiano.
“Além disso, oferecerá uma perspectiva dos bastidores da governação e do processo de tomada de decisões, desmistificando o funcionamento das instituições públicas”, destaca o Governo liderado por Luís Montenegro.
Os conteúdos terão um cariz informal e informativo, com foco no esclarecimento de “temas complexos e promover o interesse pela participação cívica”.
A iniciativa reflete o compromisso do Executivo em promover uma comunicação rigorosa, transparente e credível, utilizando ferramentas modernas para combater a desinformação e criar um ambiente digital mais positivo. A forte ligação dos mais novos às redes sociais tornou também evidente a necessidade de estar presente no TikTok de forma a, também, “responder às preocupações sobre os efeitos das redes sociais”
Esta resposta surgirá através de “conteúdos educativos e informativos que capacitem os jovens a identificar fontes confiáveis de informação e a envolverem-se de forma construtiva nos desafios coletivos”.