Gouveia e Melo homenageado no Fórum Ordens Profissionais
Henrique Gouveia e Melo, que se tornou conhecido da generalidade dos portugueses por comandar a task force responsável pelo processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, foi homenageado no Fórum Ordens Profissionais, promovido pela Ageas Seguros. Sob o mote “Liderança em tempos de pandemia”, o evento teve lugar no passado dia 2 de Dezembro e colocou em destaque o papel do vice-almirante.
De acordo com Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Henrique Gouveia e Melo foi «um homem que chegou mais interessado em ouvir do que falar». Alguém «que nos ia permitir retirar a capacidade máxima daquilo que nós poderíamos fazer em vacinação, porque os enfermeiros vacinam em Portugal desde ‘65», acrescentou.
Por seu turno, o vice-almirante sublinhou que todos gostavam de trabalhar numa equipa da divisão A. «Portanto, a primeira coisa a fazer é criar uma estrutura que ajude as pessoas a melhorar o seu rendimento e a passarem para essa divisão A. Esta situação acelera automaticamente o processo», conta, explicando como conseguiu galvanizar todos os intervenientes.
«Das coisas mais importantes que eu julgo ter feito no processo foi aparecer uniformizado e desligar a minha função e a minha missão de qualquer crédulo político», referiu ainda. E o que é liderança? «Liderança é explicar às pessoas, de forma simples, o que há a fazer para resolver um problema.»
Já na sua terceira edição, a conferência contou também com a participação Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, com o objectivo de debater o futuro, preocupações e oportunidade que o sector da saúde enfrenta.