Gostos visíveis ou não? Instagram vai deixar os utilizadores decidirem
E se fossem os utilizadores a decidirem se querem ou não ver o número de gostos de cada publicação partilhada no Instagram? A rede social anunciou um teste de dimensões reduzidas (ainda que à escala global) que colocará nas mãos dos utilizadores a escolha relativamente à divulgação da contagem.
Segundo avança o The Verge, os utilizadores seleccionados para participar no teste terão três opções à sua disposição: não ver o número de gostos em nenhuma publicação, seja de quem for; tornar esse total invisível apenas nos seus próprios conteúdos; ou manter a experiência original. A mesma publicação indica que também está a ser desenvolvida uma actualização semelhante para o Facebook.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que o Instagram faz um teste deste tipo. No final de 2019, escondeu o número de gostos das publicações de alguns utilizadores mas não lhes perguntou se queriam que assim fosse ou não. Agora, dá mais controlo e poder de decisão aos criadores de conteúdos.
O objectivo, contudo, será o mesmo: incentivar os utilizadores a focarem a atenção nas fotografias e nos vídeos partilhados, em vez de darem mais valor ao número de gostos conquistados.
Esta possível mudança de paradigma começou por preocupar os influenciadores digitais que utilizam o número de gostos nas suas publicações como métrica para fecharem negócios com marcas, por exemplo. No entanto, podem continuar a partilhar os números obtidos com os potenciais parceiros, uma vez que têm acesso aos mesmos através da área privada de utilizador.