Google sabe como eliminar marcas de água

A Google desenvolveu um algoritmo capaz de eliminar as marcas de água das fotografias de bancos de imagem. De acordo com o documento “On the Effectiveness of Visible Watermarks”, este tipo de plataformas utiliza maioritariamente o mesmo tipo de marcas para proteger os seus conteúdos pelo que é necessário também apenas um método para as remover.

Além de desvendar o desenvolvimento do algoritmo, o documento aconselha também os bancos de imagem a criar novas formas de protecção. As marcas de água devem ser suficientemente robustas para sobreviver a ferramentas massificadas de remoção. O segredo poderá estar na adição de inconsistências ao design da marca de água.

O Shutterstock, um dos mais populares bancos de imagens online, reagiu à novidade da Google garantindo que a sua equipa de engenheiros construiu uma marca capaz de confundir o algoritmo da tecnológica.

«O desafio era proteger as imagens sem deteriorar a qualidade. Alterar a opacidade e localização da marca de água não a torna mais segura. No entanto, alterar a sua geometria sim», conta Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock. Citado pelo The Next Web, o responsável explica que a tecnologia desenvolvida consiste num gerador aleatório de marcas de água, todas elas ligeiramente diferentes.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...