Google reduz taxa de serviço da loja de aplicações

A partir de 1 de Julho, a Google irá cobrar apenas 15% no primeiro milhão de dólares de receitas que cada programador ganha por ano com as aplicações que disponibiliza no Google Play. Trata-se de uma redução em relação aos valores praticados atualmente numa das principais lojas de apps do Mundo.

Segundo a Google, a mudança aplicada à taxas de serviço vai resultar num corte de 50% para 99% dos programadores a nível global. O dinheiro que os responsáveis pelas aplicações móveis irão poupar poderá ser útil para escalar o negócio através da contratação de novos engenheiros ou reforçar a capacidade dos servidores, por exemplo.

«Embora este tipo de investimento seja mais crítico quando os programadores estão nas fases iniciais de crescimento, o processo de dimensionamento de uma aplicação não pára quando o  parceiro atinge um milhão de dólares de receitas», conta Sameer Samat, VP Product Management.

Segundo o responsável, há programadores que fazem dois, cinco ou 10 milhões de dólares por ano e que ainda não conseguiram ter negócios sustentáveis. «É por isso que estamos a disponibilizar uma taxa reduzida para o primeiro milhão de receita total obtida a cada ano para todos os programadores da Google Play, independentemente do tamanho», sublinha Sameer Samat.

O vice-presidente de Product Management considera que esta é uma abordagem justa e alinhada com a missão mais ampla da Google no sentido de ajudar os programadores a terem sucesso.

Artigos relacionados