Google quer que faça as compras de Natal no YouTube
Os vídeos no YouTube são o meio escolhido por 26% dos consumidores para se inspirarem e conseguirem ideias para prendas. Partindo desde princípio, a Google quer aproveitar a sua plataforma de vídeo e transformá-la no destino de compras preferido na altura do Natal. O estudo elaborado pela Ipsos MediaCT, e em que a Google se apoia, revela ainda que 22% dos consumidores planeiam usar, este ano, o vídeo online ainda mais como fonte de inspiração para as compras da época festiva.
Os vídeos em questão são de crítica e opinião ou de unboxing de gadgets, por exemplo. Para promover esta tendência, o YouTube lançou no início deste mês as “Awesome Stuff Weeks”, semanas em que estrelas da plataforma são convidadas a mostrar e a falar sobre produtos que os consumidores podem comprar. O objectivo é fazer ver às marcas que investir em publicidade no YouTube, especialmente, no Natal, é uma aposta ganha.
Numa publicação no seu blog, a Google anuncia ainda que a sua mais recente investigação neste campo aponta para o fim das maratonas de compras nos centros comerciais e para a adopção de momentos de compra, especialmente através do mobile. Curiosamente, os dados da Google demonstram que o tempo gasto pelos utilizadores em cada sessão de compras tem vindo a reduzir 7% mas que as compras efectivas aumentaram 64% durante o último ano.
Quanto ao dia mais popular para comprar através do smartphone ou tablet? O domingo é o dia de eleição dos consumidores.