Google quer ajudar utilizadores deprimidos

A partir de agora, sempre que um utilizador fizer pesquisas no motor de busca Google relacionadas com o tema depressão, a tecnológica irá convidar à realização de um questionário. O objectivo é despistar possíveis problemas mentais.

Para já, o teste está disponível apenas nos Estados Unidos da América, tendo sido aprovado clinicamente, fruto de uma parceria com a National Alliance on Mental Ilness (NAMI). Apelidado de PHQ-9, permite ao utilizador avaliar a sua própria condição mental através de um conjunto de perguntas.

A Google garante que a informação não será guardada ou publicada. Porém, os utilizadores poderão partilhar o resultado do questionário com os seus médicos, ajudando-os no diagnóstico.

«Ao procurarem informações sobre depressão, ser-lhes-á oferecida uma ferramenta válida», explica Ken Duckworth, medical director na NAMI. Citado pelo Financial Times, o responsável conta que o método utilizado pela Google é idêntico ao utilizado pelos profissionais de saúde para determinar o grau de depressão dos doentes quando visitam os seus consultórios.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...