Google quer ajudar jornais europeus a ganhar dinheiro online
O programa de nove meses da Google que ajuda publishers a aumentar as suas fontes de receita online está a caminho da Europa. A tecnológica vai alargar o raio de acção da iniciativa e oferecer consultoria também a jornais, revistas e demais publicações com presença digital do Velho Continente.
Promovido pela Google News Initiative, o programa tem como principal objectivo a compreensão, experimentação e optimização de modelos de subscrição. O aumento do número de assinaturas digitais poderá ser um dos frutos colhidos.
As candidaturas abrem hoje, revela a Google, avançando que o laboratório europeu foi desenvolvido em parceria com a FT Strategies e a International News Media Association (INMA).
“O programa GNI Subscriptions Labs na Europa é um dos vários esforços para ajudar os publishers a encontrarem novas maneiras de aumentarem as receitas com os seus conteúdos digitais”, sublinha a tecnológica em comunicado.
Além disso, a Google tem vindo a trabalhar com publishers europeus, como o Groupe Le Monde (França) e o Il Fatto Quotidiano (Itália), na implementação de soluções como “Subscrever com a Google”. Esta é uma maneira simplificada de os leitores assinarem publicações e manterem o seu acesso a partir de qualquer local.
Destaque ainda para a renovação do apoio ao Reuters Institute Digital News Report por mais três anos. Trata-se de um relatório independente que analisa as mudanças nos comportamentos de consumidores de notícias em todo o mundo e que disponibiliza as conclusões aos publishers.
O apoio da Google permite que o relatório cubra mais países, por exemplo. Este ano, a parceria também irá proporcionar programas de desenvolvimento de liderança para publishers seniores e executivos.