Google News Showcase chega a Portugal para apoiar o jornalismo
A Google anunciou o lançamento, em território nacional, do Google News Showcase (Destaques Jornalísticos do Google), uma ferramenta que permite às publicações portuguesas selecionar artigos para aparecerem no Google Notícias e no Discover.
Desde órgãos locais a nacionais ou independentes, as notícias aparecem nos painéis do News Showcase e direccionam os leitores para os artigos completos nos respectivos websites, de forma a cimentar a relação com o público.
«Este lançamento faz parte do nosso investimento global na indústria de notícias e reforça o compromisso da empresa com Portugal e com o jornalismo. Com o News Showcase (Destaques Jornalísticos), os publishers podem proporcionar contexto adicional sobre as histórias através de painéis com curadoria e adicionar artigos relacionados, timelines e muito mais», refere, em comunicado, Bernardo Correia, country manager da Google Portugal.
Desde o lançamento do News Showcase (Destaques Jornalísticos), em Outubro de 2020, a Google já assinou acordos com mais de mil publicações de notícias em todo o mundo e lança agora o produto em mais de doze países, entre eles Índia, Japão, Alemanha, Brasil, Áustria ou Reino Unido, com mais de 90% das publicações a representar notícias locais ou de comunidade.
«No início deste ano, desafiámos a Google e a Associação Portuguesa de Imprensa a trabalharem em conjunto para encontrar soluções que apoiem, de forma efectiva e concreta, a sustentabilidade do ecossistema português de meios de comunicação social e, em particular, a imprensa local e regional, num contexto de resposta aos desafios da era digital, sempre respeitando os direitos individuais e do autor e garantindo que os portugueses continuarão a ter acesso a fontes de informação credíveis e relevantes», diz André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital.
Em 2020, com a propagação da pandemia Covid-19, o fundo Google News Initiative (GNI) disponibilizou apoio financeiro a 71 redacções portuguesas através do seu Fundo Global de Emergência para Apoio ao Jornalismo. A nível global, o GNI, juntamente com um investimento de 300 milhões de dólares, apoiou mais de sete mil parceiros de notícias em mais de 120 países e territórios.