Google Maps diz qual é a melhor hora para ir às compras (e evitar filas)
Isolamento e distanciamento são palavras repetidas uma vez e outra desde que a pandemia teve início, mas nem sempre é fácil garantir que o seu significado é cumprido. O Google Maps garante ter a solução para o problema ao indicar os dias e horários de maior afluência em cafés, restaurantes e outros espaços.
O Google Maps já mostrava a afluência média numa loja, por exemplo, em cada dia da semana, bem como o horário da mesma. Mas, agora, dá um passo em frente ao apresentar os dados dos últimos meses de modo a traçar um retrato mais actual.
Ressalvando que os dados são anteriores às restrições de movimentos durante a semana e ao fim-de-semana impostas em Novembro, a Google apresenta, por categorias, os melhores momentos para sair de casa e evitar filas.
Cafés
O sábado é o dia com os índices de ocupação são mais elevados: de manhã a partir das 10:00 até as 12:00. A maior ocupação verificou-se, nos últimos meses, ao sábado às 11:00, ao passo que a menor ocupação teve lugar à quarta-feira e quinta-feira às 8:00 e à segunda às 19:00, no geral de Portugal.
Mercearias
“Escolher ir à mercearia, no sábado de manhã, também poderá ser uma decisão arriscada pois é normalmente quando se regista a maior afluência”, indica a Google. Para quem tiver flexibilidade e disponibilidade, a melhor altura é mesmo às terças, quartas e quintas às 09:00, no geral de Portugal.
O pico de maior ocupação registou-se ao sábado às 11:00, ao passo que a menor ocupação registou-se à terça-feira, quarta-feira e quinta-feira às 9:00.
Farmácias
A partir do meio da tarde, as farmácias começam a encher, prolongando-se até ao final do dia. A nível nacional, os dados da Google mostram que o melhor para evitar maiores aglomerados é escolher outro horário ou então a segunda-feira. A maior ocupação regista-se à terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira às 17:00. No sentido inverso, a menor ocupação verifica-se de segunda-feira a sexta-feira às 9:00.
Deslocações diárias dos portugueses
“O maior confinamento dos portugueses e a substituição dos meios de transporte ao longo dos meses também se reflecte no interesse demonstrado pelos passeios a pé, viagens de carro e utilizações de transportes públicos no Google Maps”, refere a tecnológica.
Em Portugal, os paasseios a pé decresceram 19,84% e a utilização dos transportes públicos caiu 35,93%. Por outro lado, nota-se um aumento das direcções de condução (+5,92%).