Google mais forte com 5,5 milhões de músicas
A Google está a pressionar os seus rivais, como a Apple, Amazon e Spotify, no campo da música online. A gigante tecnológica anunciou que ampliou o seu catálogo musical com mais de cinco milhões de obras, após firmar um acordo com a Armonia, entidade criada por várias sociedades de direitos de autor, com o intuito de facilitar o licenciamento paneuropeu dos títulos de várias editoras discográficas. Desta forma, a Google passa a poder oferecer aos utilizadores, através do seu serviço Google Play, 5,5 milhões de músicas, em 35 países.
Como noticia o espanhol Cinco Días, a aliança supõe que a Google ofereça obras musicais geridas por sete entidades europeias: Sgae, Sacem, Siae, Umpi, Sony Latino, Peer Latino e Spa.
«Licenças como estas são importantes para garantir que os artistas são justamente recompensados pelos seus trabalhos criativos», adiantou Sami Valkonen, responsável pelo licenciamento de música da Google. «A Armonia simplifica e acelera o processo de licenciamento musical, um passo crucial no fomento da rápida inovação dos fornecedores de serviços digitais de música», reforçou.
Antón Reixa, presidente da Sgae, afirmou por sua vez que o acordo «é uma grande oportunidade para que os compositores e editores promovam as suas criações. Os utilizadores musicais de todo o mundo poderão aceder a músicas de um modo mais simples e rápido». Além disso, Reixa sublinhou que os serviços móveis e digitais «são o futuro da música. Estamos na direcção correcta», rematou.
Como refere a Associated Press, citada pelo Cinco Días, o acordo com a Armonia coloca a Google “em linha com os standards da indústria”. A gigante acaba por fazer frente à Apple e à Amazon, que firmaram acordos para a distribuição musical na Europa, mercado por mercado. A Google, por sua vez, firmou uma aliança global para o Velho Continente. O portefólio de 5,5 milhões de músicas reforça, assim, a sua limitada oferta de conteúdos na Europa, criticada por vários utilizadores.