Google lança sistema de alerta de terramotos a nível global
A Google anunciou um conjunto de novas ferramentas para os dispositivos Android, mas há uma que se destaca entre as restantes: os utilizadores de telemóveis com este sistema operativo vão passar a receber alertas de terramoto, a nível global.
Segundo a tecnológica, tudo começou no ano passado, quando se propôs a construir a maior rede de detecção de terramotos do planeta, com base na tecnologia integrada nos equipamentos Android. O resultado é um sistema gratuito, através do qual pessoas em áreas afectadas podem receber alertas segundos antes do tremor de terra ter lugar, garantindo a vantagem necessária para procurar abrigo, por exemplo.
Nova Zelândia e Grécia foram os primeiros países a receber a nova funcionalidade do sistema Android, mas entretanto também já foi alargada à Turquia, Filipinas, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão.
“Estamos a priorizar o lançamento dos Alertas Terramoto em países com riscos mais elevados de terramoto e esperamos lançá-los em mais e mais países ao longo do próximo ano”, indica a Google em comunicado.