Google lança projecto para combater o envelhecimento
A gigante tecnológica norte-americana Google anunciou ontem o lançamento da Calico, uma empresa na área da saúde e bem-estar que será focada “particularmente no desafio do envelhecimento e das doenças associadas”. A empresa será liderada por Arthur D. Levinson, presidente não executivo da maior rival da Google, a Apple.
O projecto foi dado a conhecer através de uma entrevista concedida por Larry Page, co-fundador e CEO da Google, à revista TIME, que questiona na capa da sua última edição: “Pode a Google solucionar a morte?”
Por enquanto, a Google ainda não adiantou pormenores sobre o novo negócio ou a forma como a nova empresa poderá vir a contribuir para o prolongamento da vida humana. «Provavelmente devem estar a interrogar-se que isto é muito diferente em relação ao que a Google faz actualmente. E têm razão. Mas, tal como explicámos aos nossos accionistas, existe um tremendo potencial na área das tecnologias para melhorar a vida das pessoas. Por isso não fiquem surpreendidos se investirmos em projectos que pareçam estranhos ou especulativos em comparação com os nossos negócios na internet», afirmou Larry Page numa nota publicada no blogue oficial da empresa.
O responsável esclarece ainda que este é um projecto complexo que estará em desenvolvimento nos próximos 10 ou 20 anos, comparando-o ao negócio dos carros sem condutor. «O Art [Arthur D. Levinson] e eu estamos motivados em atacar o envelhecimento e a doença. Estes problemas afectam-nos a todos – desde a diminuição da mobilidade ou da agilidade mental que chegam com a idade, até doenças mortais que provocam danos físicos e emocionais terríveis aos indivíduos e às suas famílias. E se esta é claramente uma aposta a longo-prazo, acreditamos que, com os objectivos e as pessoas certas, podemos fazer bons progressos num período de tempo razoável», acrescenta Larry Page.
Arthur D. Levinson, presidente do conselho de administração e antigo presidente executivo da biotecnológica Genentech e também chairman da Apple, irá acumular estas função com o cargo CEO (e investidor) da Calico. «É impossível imaginarmos alguém melhor que o Art – um dos melhores cientistas, empresários e presidentes executivos da nossa geração – para levar este projecto avante», refere Larry Page.