Google lança programa para apoiar produção de conteúdo digital
O Media Lab Bayer, em parceria com o Google News Iniative e o European Journalism Centre, lançou o GNI Startups Lab Europe, um programa para potenciar a produção de conteúdo noticioso original.
Consiste num programa intensivo de seis meses que foi desenvolvido para ajudar um grupo de até 12 organizações de notícias digitais em estágio inicial a encontrar base financeira sólida.
“O jornalismo sempre serviu para aproximar comunidades e proporcionar-lhes informação valiosa para elas. Mas, tradicionalmente, os media mais influentes têm-se concentrado em servir a maioria, deixando, muitas vezes, involuntariamente pessoas para trás. Como resultado, comunidades inteiras não conseguem encontrar jornalismo de qualidade que reflicta as suas vidas e os seus valores. Hoje, é possível para os publishers digitais alcançarem públicos locais e de nicho online com jornalismo que interesse aos leitores e no qual se podem identificar. Apesar disso, sabemos que alcançar a sustentabilidade financeira enquanto negócio de notícias online costuma ser um grande desafio”, afirma o Media Lab Bayer em comunicado.
Uma vez apurados os vencedores, as equipas irão trabalhar com as três organizações, de forma a perceber quais as suas audiências e que recursos necessitam, procedendo depois à criação da estratégia de marketing certa e, por último, à criação de um modelo de negócio sustentável.
O GNI Startups Lab Europe terá início em Novembro. Os publishers de notícias digitais interessados podem candidatar-se a este programa até dia 20 de Setembro.