Google lança maior livraria digital da Internet
A Google prepara-se para lançar a Google eBooks, a maior biblioteca digital do mundo, que conta com mais de três milhões de títulos e com a qual o gigante da Internet procura competir pelo domínio do mercado de livros electrónicos com a Amazon e a Apple.
Trata-se de uma plataforma aberta que permite o acesso a livros electrónicos a partir de qualquer dispositivo: PC, telemóvel, tablets, como o Galaxy Tab da Samsung ou o iPad, e leitores de livros. O único sistema onde não se poderão ler textos da plataforma é no Kindle, da Amazon, que só permite o acesso à biblioteca da própria empresa.
Luis Collado, director da Google Books e Google News para o mercado ibérico, citado pelo económico Expansión, afirmou que durante o ano de 2011 a plataforma estará disponível em vários países e que o fim da sua implementação dependerá dos acordos firmados com editores e grupos livreiros, aos quais caberá, entre outras decisões, a fixação dos preços dos seus produtos, ao passo que o Google actua como sócio tecnológico.
A plataforma foi desenhada para funcionar de forma semelhante à do correio electrónico da Google. Quanto ao sistema de segurança, assinalou Collado, a própria biblioteca virtual pessoal do utilizador é a porta de acesso. Para ler um livro, ele terá apenas que se conectar inicialmente à sua biblioteca na Internet e seleccioná-lo entre as suas compras, já que para lê-lo não precisar de estar conectado à Internet, explicou. A partir do momento em que se apaga o livro, ele desaparece do dispositivo mas mantém-se na biblioteca virtual do internauta.
Os leitores poderão comprar livros directamente através da plataforma da Google, mediante a barreira de pagamento deste operador ou através dos grupos livreiros que integrem este sistema nas suas lojas utilizando o método de pagamento eleito por eles.
No mercado americano, a eBook Store arrancou com a disponibilização de 300.000 livros electrónicos para compra, e outros três milhões digitalizados e de domínio público.