Google lança ferramenta de transcrição em tempo real

O Google Tradutor tem uma nova ferramenta que permite transcrição em tempo real. A novidade vai ser disponibilizada ao longo dos próximos dias a todos os utilizadores com equipamentos Android. Português faz parte da lista de idiomas abrangidos, bem como inglês, francês, alemão, hindi, russo, espanhol e tailandês. A ideia é que o utilizador possa transcrever conteúdos numa língua estrangeira à medida que o som é reproduzido.

«Recentemente, ouvi a avó de uma amiga contar uma história de infância para a família. Percebi claramente que a avó estava animada ao partilhar essa história com todos mas havia um problema: ela contou a história em espanhol, um idioma que não entendo», conta Sami Iqram, Product manager no Google Translate. O profissional partilha esta história pessoal para mostrar as potencialidades da ferramenta Transcrever.

Ao recorrer a esta funcionalidade, Sami Iqram pôde perceber, de imediato, as palavras da avó da sua amiga e acompanhar a narrativa: «Promoveu-se, assim, um momento de compreensão que, de outra forma, seria impossível.»

Quando a aplicação for actualizada, o utilizador tem apenas de clicar no ícone “Transcrever” no ecrã inicial, seleccionar o idioma de origem e de destino. É possível parar ou reiniciar a transcrição com um toque no ícone do microfone, explica ainda o responsável da Google.

O utilizador tem ainda a possibilidade de aceder à transcrição original, alterar o tamanho do texto ou optar pelo modo escuro. Todas estas opções estão no menu de configurações.

«De momento, a nova funcionalidade irá funcionar melhor num ambiente silencioso com uma pessoa a falar de cada vez», alerta Sami Iqram. Em situações de muita confusão, a ferramenta tentará mostrar a essência do que está a ser dito, mas será mais complicado.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...