Google junta-se à luta contra notícias falsas

A Google disponibiliza, a partir de hoje, um marcador de verificação de factos (fact check) no Google Notícias, visível em conteúdos relativos a alegações públicas. Os utilizadores passam a encontrar um snippet (excerto) na página de resultados de pesquisa com informações sobre quem fez a reivindicação e a verificação de facto da mesma, levada a cabo por entidades externas.

Recorde-se que também o Facebook está a recorrer a terceiros para assinalar notícias que surgem no feed nos utilizadores, na esperança de diminuir a circulação de notícias falsas. No caso da Google, as histórias assinaladas foram factualmente verificadas para que os internautas possam julgar a credibilidade dos conteúdos.

O marcador já está disponível em todo o mundo e a verificação de factos está a ser alargada aos vários idiomas falados no planeta. Nem todos os resultados terão o snippet e algumas notícias apresentarão a verificação de mais do que uma entidade.

«Com milhares de novos artigos a serem publicados online em cada minuto e a cada dia, o volume do conteúdo com que as pessoas são confrontadas pode ser esmagador. E, infelizmente, nem todos esses artigos são factuais ou verdadeiros, tornando a tarefa de distinguir factos da ficção bastante difícil», afirmam Justin Kosslyn, Product manager da Jigsaw, e Cong Yu, Research Scientist da Google Research, em comunicado.

google fact check

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...