Google investe na Sonae, Impresa e Cofina

Sonae (Público), Impresa e Cofina são os três grupos de media portugueses seleccionados, na categoria Grande Projecto, para receberem capital do Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation, da Google. No total, a gigante tecnológica irá atribuir 1,26 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de projectos de jornalismo digital em Portugal.

O Público irá canalizar o dinheiro (quase 300 mil euros) para o desenvolvimento da +Perto, uma app de “jornalismo hiperlocal”, que irá recorrer a tecnologias de geolocalização e de escrita automática para apresentar informações – como o trânsito, meteorologia, desporto, cinemas e restaurantes – em locais próximos do utilizador.

A Impresa juntou-se à GetSocial para desenvolver uma solução de Business Analytics para apoiar o modelo de negócio do Expresso, cuja receita é proveniente, sobretudo, do conteúdo pago e das assinaturas. Para tal, recebeu 425 mil euros. Já a Cofina irá aplicar os 350 mil euros no Videobite, uma nova plataforma centralizada para gerir o fluxo de trabalho de vídeo online, servindo para registar, adicionar, arquivar, editar e distribuir vídeos nos canais online da Cofina.

Para além dos três grupos de media nacionais, a terceira ronda do Digital News Initiative irá apoiar, em Portugal, na categoria “Protótipo”, a Visapress e a Empresa Jornalística Região de Leiria, cada um com 50 mil euros.

Desde a primeira ronda, em Fevereiro de 2016, o Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation já atribuiu a Portugal cerca de 4,7 milhões de euros.

A nível europeu, nesta terceira ronda, o fundo distribui cerca de 21 milhões de euros para um total de 107 projectos de jornalismo digital de 27 países. Verificação de factos (29% das candidaturas), inteligência artificial (23%), jornalismo de investigação (20%) e realidade aumentada e virtual (20%) são alguns dos projectos que as empresas de media mais submeteram a candidatura.

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