Google impede negacionistas das alterações climáticas de ganharem dinheiro com anúncios
A Google não vai permitir que sejam exibidos anúncios junto a “conteúdos que contradigam consensos científicos bem definidos sobre a existência e as causas das alterações climáticas”. Quer isto dizer que pessoas que, por exemplo, publiquem vídeos no YouTube a negar o aquecimento global ou outros fenómenos decorrentes das alterações climáticas não terão oportunidade de monetizar os seus conteúdos.
Numa publicação partilhada na página de apoio da Google, a tecnológica conta que, nos últimos anos, tem recebidos vários comentários por parte dos anunciantes e parceiros, preocupados com os anúncios que surgem ao lado de mensagens incorrectas sobre as alterações climáticas: “Os anunciantes simplesmente não querem que os seus anúncios apareçam perto destes conteúdos.”
Por seu turno, os publishers e os criadores também não querem anúncios que promovam este tipo de mensagens nas suas páginas ou vídeos.
Para resolver o problema, a partir de agora, há novas políticas de monetização para os anunciantes no Google, publishers e criadores do YouTube: são proibidos anúncios e a monetização de conteúdos que neguem as alterações climáticas. “Isto inclui conteúdo referindo-se às alterações climáticas como uma farsa ou um esquema, declarações que neguem tendências a longo prazo que mostram como o clima global está a aquecer e declarações que neguem que as emissões de gases com efeito de estufa ou a actividade humana contribuem para a alteração climática.”
A Google garante que será feita uma análise cuidado para garantir que são distinguidos os conteúdos nagacionistas daqueles que abordam esta prática e que criticam ou refutam precisamente informações erradas.