Google desafia Amazon e Apple com leitor próprio para eBooks
Depois do (polémico) lançamento do Google+, a gigante tecnológica Google revelou que se aliou à fabricante iRiver para lançar, no próximo domingo, um leitor adaptado à Google eBooks, a sua loja de livros electrónicos. A estratégia coloca a empresa em competição com nomes como a Amazon, com o Kindle, e Apple, com o iPad.
O leitor, intitulado Story HD, assumirá um custo de 139,99 dólares (cerca de 100 euros), e terá uma janela de alta definição, bem como um teclado qwerty para ajudar na procura dos títulos pretendidos. De momento, a eBooks da Google conta com três milhões de livros gratuitos e centenas de milhares pagos.
O dispositivo inclui conexão Wi-Fi e começará a ser comercializado nas lojas da cadeia americana Target. De momento não existe uma data prevista para o lançamento do Story HD no mercado europeu.
À semelhança do que acontece com o Kindle, da Amazon, com o leitor da Google os utilizadores poderão navegar na página da eBooks para escolher e descarregar livros, lendo-os directamente a partir do Story HD, através de redes Wi-Fi. Será também possível optar por descarregá-los para um PC e transferi-los depois para o dispositivo.
«Construímos uma plataforma aberta para editores, distribuidores e fabricantes», garantiu a Google em afirmações avançadas pelo Cinco Días.