Google dedica 25 milhões de euros ao Fundo Europeu para os Media e Informação
A Google vai reforçar o seu compromisso no combate à desinformação e no apoio à verificação de factos através da atribuição de 25 milhões de euros ao Fundo Europeu para os Media e Informação. Segundo a tecnológica, este montante deverá apoiar o lançamento da iniciativa, que visa também melhorar as competências de literacia digital dos cidadãos europeus.
«O objectivo é garantir que o utilizador e a sua família recebam as informações que desejam, as respostas de que precisam e com a precisão que merecem», explica Matt Brittin, presidente EMEA Business & Operations.
O responsável sublinha ainda que a Google é a primeira organização a contribuir para o fundo e que este poderá ser o incentivo necessário para outras empresas e entidades também apresentarem o seu apoio. «É claro que há uma procura não satisfeita por financiamento e investigação, com menos de um em cada dez europeus a ter participado em qualquer forma de formação em literacia digital online, de acordo com um relatório recente», aponta ainda Matt Brittin.
Ao longo dos próximos cinco anos, a Google compromete-se a apoiar o trabalho do European University Institute, do European Digital Media Observatory e da Fundação Calouste Gulbenkian para financiar organizações que procuram enfrentar três grandes desafios: ajudar adultos e jovens a reforçar as competências em literacia digital; apoiar e escalar o trabalho crítico dos verificadores de factos (fact-checkers); e reforçar as competências, a investigação e os recursos para ajudar ao combate à desinformação.
No decorrer das próximas semanas, o Fundo Europeu para os Media e Informação vai estar aberto a propostas de académicos, organizações sem fins lucrativos e publishers com sede na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido. Segundo a Google, comités independentes formados por especialistas do sector serão responsáveis por seleccionar as ideias vencedoras.