Google cria projecto para preservar idiomas em risco

No âmbito do “The Endangered Languages Project”, a Google lançou hoje um site que pretende funcionar como uma base de dados para preservar os idiomas que estão em risco de extinção.

Através da plataforma online, os utilizadores podem aceder a informações sobre os idiomas em risco e vídeos de alguns dos seus falantes. Aqueles que estejam familiarizados com algumas dessas línguas podem ainda partilhar amostras de texto, áudio e vídeo.

De acordo com a Google, actualmente existem mais de três mil idiomas em risco de extinção, como o Koro, falado por apenas quatro mil pessoas nas montanhas do nordeste da Índia. Estima-se que apenas 50% dos que são falados hoje estarão em uso até 2100.

«Documentar as mais de três mil línguas que estão à beira da extinção (cerca de metade das línguas faladas em todo o mundo) é um passo importante para preservar a diversidade cultural e honrar o conhecimento dos nossos antepassados», afirmam os project managers Clara Rivera Rodriguez e Jason Rissman, num post publicado no blogue da Google.

O objectivo a longo prazo da Google consiste em passar «a liderança do projecto para as mãos de especialistas em preservação de línguas», anunciam os responsáveis. O projecto conta com o apoio da Alliance for Linguistic Diversity.

Veja o vídeo de apresentação do projecto.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...