Google cria fundo de emergência para jornalistas
A Google, através da Google News Initiative, está a preparar um fundo de emergência dedicado ao jornalismo. Ainda sem divulgar o montante total, a tecnológica garante que servirá para ajudar milhares de meios noticiosos de pequena e média dimensão, bem como órgãos locais, de diferentes pontos do planeta.
O Journalism Emergency Relief Fund será aberto a meios que produzam conteúdos originais para as comunidades locais durante o tempo de crise que atravessameos, segundo explica Richard Gingras, VP News da Google. O fundo está disposto a distribuir alguns milhares de dólares em casos de redacções muito reduzidas ou dezenas de milhares em casos de publishers maiores.
Todos os interessados podem candidatar-se ao Journalism Emergency Relief Fund através do site da Google News Initiative. As inscrições terminam a 29 de Abril, data a partir da qual serão divulgados os projectos seleccionados e a quantia definida.
«As notícias locais são uma fonte vital para manter as pessoas e as comunidades ligadas nos melhores dos tempos», afirma Richard Gingras. «Hoje, têm um papel ainda maior ao dar conta de confinamentos locais ou ordens de quarentena, encerramentos de escolas e parques e dados sobre como o COVID-19 está a afectar o dia-a-dia», explica ainda o responsável, justificando a criação do fundo de emergência.