Google conta histórias de refugiados

Assinala-se, hoje, o Dia Mundial do Refugiado e a Google aproveita o momento para fazer uma espécie de balanço da sua intervenção neste tema. Em menos de um ano, a tecnológica diz ter angariado cerca de 10 milhões de euros a nível global no sentido de apoiar refugiados e migrantes.

Jacquelline Fuller, directora da Google.org, lembra ainda que a empresa colaborou com a NetHope na instalação de Wi-Fi low cost nos campos de refugiados e que contribuíram para a educação dos refugiados através da Kiron University. No blog oficial da Google, a responsável acrescenta ainda que a tecnológica ajudou num dos aspectos essenciais para quem deixou o seu país e procura agora uma nova vida noutra nação: a língua. Em conjunto com a Mercy Corps, desenvolveram cartões de tradução que permitem aos trabalhadores e refugiados dos campos comunicarem mais facilmente.

Mas mais fácil do que falar sobre isto, é ouvir as histórias na primeira pessoa. A Google lançou um vídeo em que dois refugiados contam as suas histórias, mostrando como as acções desenvolvidas pela empresa norte-americana têm ajudado.

Artigos relacionados