Google bloqueou ou removeu 3,1 mil milhões de anúncios em 2020
No ano passado, a Google bloqueou ou removeu aproximadamente 3,1 mil milhões de anúncios por violarem as políticas da tecnológica. A empresa responsável por um dos motores de busca mais populares do Mundo também restringiu mais de 6,4 mil milhões de anúncios.
Restringir anúncios significa ter em atenção o local onde são exibidos para que cumpram a regulamentação e as leis do país. Farmácias online, por exemplo, têm de concluir um programa de certificação para que os seus anúncios sejam divulgados somente em países onde a venda online de medicamentos controlados é permitida.
Os números são divulgados hoje no âmbito do mais recente Ads Safety Report, criado para garantir maior transparência relativamente à forma como a publicidade funciona nas plataformas da Google. Foi também neste âmbito, que foram adicionadas ou actualizadas mais de 40 políticas para anunciantes e publishers, em 2020.
“Milhares de googlers trabalharam exaustivamente para oferecer uma experiência segura aos utilizadores, criadores, publishers e anunciantes”, sublinha a Google em comunicado. Junta-se ainda a aposta na tecnologia de detecção automatizada que permitiu, no ano passado, remover anúncios de 1,3 mil milhões de páginas de publishers, o que compara com os 21 milhões de 2019.
Também foram impedidos anúncios em mais de 1,6 milhões de sites de publishers com violações generalizadas ou flagrantes.
2020 ficou marcado ainda pelo início da pandemia de Covid-19, que levou a Google a ter de lidar com anúncios enganadores ou fraudulentos: “No total, bloqueámos mais de 99 milhões de anúncios relacionados com o Covid durante o ano, incluindo os anúncios de curas milagrosas, de máscaras N95 devido à escassez de oferta e, mais recentemente, às doses falsas de vacinas.”
No geral, relacionadas ou não com a pandemia, o número de contas de publicidade desactivadas por violações de política aumentou 70%, de um milhão para mais de 1,7 milhões. Segundo a Google, foram bloqueados ou removidos mais de 867 milhões de anúncios por tentativa de evasão dos sistemas de detecção, incluindo técnicas de cloaking, e mais de 101 milhões de anúncios por violarem as políticas de representação fraudulenta.