Google atribui 546 mil euros ao jornalismo digital português

A Digital News Initiative irá disponibilizar 546 mil euros a seis projectos portugueses de jornalismo digital. O montante será atribuído no âmbito da sexta ronda do Fundo de Inovação da iniciativa da Google.

Na categoria de projectos médios, serão financiados projectos do Região de Leiria (200 mil euros) e Jornal Público (146.454 mil euros). O primeiro, designado Easy2B, diz respeito a uma plataforma digital de monetizção inteligente; o segundo, Fórum Público, é uma plataforma para discussão online que inclui conversação em tempo real entre utilizadores e jornalistas, bem como um sistema de recompensa.

Os restantes projectos seleccionados inserem-se na categoria de protótipos. The Media and the New Generations é uma proposta da Açormedia que conquistou 50 mil euros para dar voz às escolas e promover a literacia de media entre as gerações mais novas. Apanhado na FAKE, por seu turno, é uma ideia de Inês Bravo que passa por aplicar a gamificação à detecção de notícias falsas por parte de crianças – arrecadou 50 mil euros.

A Digital News Initiative também irá atribuir 49.990 euros ao projecto MAAX-360 da INESC TEC e 49.200 euros a Diogo Queiroz de Andrade para desenvolver Notícias Hiperlocais em AR. No caso do MAAX-360, trata-se de uma solução com base em vídeos interactivos 360º. Já o Notícias Hiperlocais em AR é um protótipo para produção e distribuição de notícias dentro de uma plataforma de realidade aumentada.

Desde a primeira ronda, em Fevereiro de 2016, o Fundo de Inovação Digital News Initiative já atribuiu mais de sete milhões de euros a projectos portugueses.

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