Google apresenta tablet que não é um iPad killer

Ao contrário do que pretende fazer a Microsoft com o Surface, o primeiro tablet da Google, o Nexus 7, não irá concorrer com o iPad no segmento de topo, mas antes com o Kindle Fire, da Amazon. Terá um custo de 199 dólares (aproximadamente 160 euros) e, embora já esteja disponível para encomenda nalguns mercados, ainda não há data de lançamento prevista para o mercado português.

O Nexus 7 terá um ecrã de sete polegadas e irá estrear o próximo sistema operativo móvel da Google, o Android 4.1 Jelly Bean, anunciou ontem o brasileiro Hugo Barra, director de produto, na conferência I/O da Google, que decorre em São Francisco.

Aquele que será o primeiro tablet de marca própria da Google será produzido pela Asus, terá um peso de apenas 340 gramas e uma autonomia de nove horas (que se extende a 300 horas em stand-by). O Nexus 7 terá ainda um processador de quatro núcleos Nvidia Tegra3, ecrã com uma resolução de 1280×800 pixéis e ligação Wi-Fi, bluetooth e NFC. Estará disponível em duas versões: um modelo de 8GB por 199 dólares (160 euros) e outra de 16GB por 249 dólares (200 euros).

Estes preços colocam-no em concorrência directa com o Kindle Fire, da Amazon, e não com o iPad, da Apple. Ao contrário do que pretende fazer a Microsoft, que também apresentou, no passado dia 18, o seu primeiro tablet, o Surface. Apesar de não ter revelado preços, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, adiantou que o tablet terá um custo dentro da média do mercado dos tablets e ultrabooks (sendo que a Google e a Amazon estão num segmento abaixo, em termos de preço).

O novo tablet e sistema operativo serão acompanhados de novidades ao nível da Google Play, a loja de aplicações para Android. De acordo com a Google, os utilizadores poderão descarregar filmes, séries televisivas e livros.

O Nexus 7 já pode ser encomendado nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, onde estará disponível em meados de Julho.

Google Glasses chegam em 2013

Na mesma conferência, Sergey Brin, co-fundador da Google, fez uma demonstração dos Google Glasses, os óculos de realidade aumentada com ligação à Internet da marca. O produto já tinha sido apresentado, em Abril passado, através de um vídeo, e promete revolucionar o mundo da informação em tempo real, ao incorporar na experiência do dia-a-dia as actividades que normalmente realizamos na internet (como nas redes sociais) e nos smartphones, apenas com recurso a comandos verbais. Ontem, Sergey Brin anunciou que estarão disponíveis no início de 2013 no mercado americano por um preço que rondará os 1200 euros.

Veja os vídeos de apresentação do Nexus 7 e dos Google Glasses

Artigos relacionados